Paulo Roberto Costa afirma ter recebido dinheiro para “não atrapalhar” compra de refinaria

Paulo Roberto Costa disse que recebeu propina para ficar calado.
Paulo Roberto Costa disse que recebeu propina para ficar calado.
Paulo Roberto Costa disse que recebeu propina para ficar calado.
Paulo Roberto Costa disse que recebeu propina para ficar calado.

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse, há pouco, que o empresário Fernando Soares, apontado pelo Ministério Público como operador do PMDB no esquema de corrupção na estatal, pagou a ele 1,5 milhão de dólares “para não atrapalhar” a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Segundo a denúncia da Operação Lava Jato, Soares, conhecido como Fernando Baiano, era ligado ao então diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, indicado pelo PMDB para o cargo. Os dois estão presos em Curitiba (PR) e negam qualquer envolvimento em irregularidades.

A mesma acusação já tinha sido feita por Costa à Justiça Federal, em processo de delação premiada.

“[Baiano] me procurou e a frase que usou foi essa: que eu, como técnico da área de refinaria, não atrapalhasse a negociação”, disse, respondendo a pergunta do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), na CPI da Petrobras.

Tião Vianna

Ao ser questionado pelo deputado Leo de Brito (PT-AC) a respeito de declaração feita por ele à Polícia Federal em que afirmou que houve pagamento para campanha do governador do Acre, Tião Vianna (PT), Paulo Roberto Costa disse que foi o doleiro Alberto Youssef quem informou isso a ele.

“Ele [Youssef] tinha uma lista de pessoas que receberam dinheiro e eu copiei a lista na minha agenda para saber quem estava recebendo. O nome dele [Tião Vianna] estava lá”, disse.

“Mas Youssef depois negou o pagamento em depoimento de delação premiada”, rebateu o deputado. “Não tenho informação sobre isso. Sei o que ele me falou na época. Agora, como o dinheiro foi pago, não sei”, respondeu o ex-diretor da Petrobras.

*Com informações da Agência Câmara.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106735 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]