MP denuncia seis pessoas por envolvimento com o ‘trensalão’ paulista

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Corrupção denominada 'Trensalão Tucano' não foi devidamente aprofundada.
Corrupção denominada 'Trensalão Tucano' não foi devidamente aprofundada.
Corrupção denominada pela "Trensalão Tucano" não foi devidamente aprofundada.
Corrupção denominada ‘Trensalão Tucano’ não foi devidamente aprofundada.

O Ministério Público de São Paulo denunciou seis executivos por envolvimento no cartel de trens do estado, conhecido como ‘trensalão tucano’. Os denunciados fazem parte de quatro empresas e são acusados de fraude de R$ 1,75 bilhão para reforma das linhas 1 e 3 do metrô paulista, além da modernização de 98 trens entre 2008 e 2009, período de governo de José Serra (PSDB).

De acordo com publicação do jornal “Estado de S. Paulo”, neste sábado (23/05/2015), um dos denunciados é um ex-diretor da Alstom César Ponce de Leon. A justiça pediu a prisão preventiva do executivo. Além disso, são a acusados representantes das empresas Temoinsa, MPE e Tejofran.

Esta é a sétima denúncia criminal contra o cartel. Para o promotor de Justiça Marcelo Mendroni, responsável pela nova ação, os executivos “formaram conluios para evitar a efetiva concorrência, através de consórcios, sempre com divisões predeterminadas dos objetos dos contratos”.

Entre as provas obtidas pelo Ministério Público, estão emails trocados entre os executivos.

“Um e-mail, de 11 de junho de 2008, antes da publicação do edital, apreendido na Alstom, foi enviado por Leon a outros seis executivos da multinacional francesa. Ele relata necessidade de “organização do mercado” para divisão de certame e sugere formação de um “grupo forte” para “dividir parte do bolo”, relata o jornal.

*Com informações de agências de notícias.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123120 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.