Movimentos Sociais fazem ato em defesa do Centro Antigo de Salvador

Pelourinho, centro histórico de Salvador. Movimentos sociais realizam protesto.
Pelourinho, centro histórico de Salvador. Movimentos sociais realizam protesto.
Pelourinho, centro histórico de Salvador. Movimentos sociais realizam protesto.
Pelourinho, centro histórico de Salvador. Movimentos sociais realizam protesto.

Neste domingo, 31/05/20, diversos movimentos sociais realizarão um ato em defesa do Centro Antigo de Salvador. A atividade acontecerá na Ladeira da Conceição da Praia, das 12 às 16h, e contará com a participação de artistas de rua, que realizarão intervenções no local.

A escolha do local não foi aleatória – os Artífices da Ladeira da Conceição da Praia, que há 11 meses lutam para permanecer trabalhando em suas oficinas, voltaram a sofrer ameaças de despejo por parte da Prefeitura de Salvador. Denunciam que, dessa vez, ao invés de uma notificação formal, como manda o figurino, têm sido assediados e ameaçados por um suposto major que, em nome da Prefeitura, acompanhou as demolições na Ladeira da Montanha e na Ladeira da Conceição, indenizando “do próprio bolso” as famílias despejadas para “cobrar depois quando as famílias recebessem o aluguel social – sempre à paisana. O IPHAN, órgão responsável pela reforma dos arcos onde estão as oficinas, se retirou da mesa de negociação onde o projeto das obras estava sendo discutido com a comunidade. Anunciou, posteriormente, um projeto diferente do que estava em discussão à imprensa. E se mantém calado ante aos pedidos de retomada das negociações.

As intervenções no Centro Antigo de Salvador também atingem outros movimentos e comunidades que, junto com os artífices, realizarão o protesto amanhã: Movimento Nosso Bairro é Dois de Julho; Movimento Sem Teto da Bahia; Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo; – Associação de Amigos e Moradores da Chácara Santo Antônio (AMACHA). Acompanharão o ato o Afrogabinete de Articulação Institucional e Jurídica (AGANJU), através do Prof. Samuel Vida, e os vereadores Hilton Coelho (PSOL) e Sílvio Humberto (PSB). Está confirmada a presença de representante do Ministério da Cultura para uma oitiva aos Artífices a partir das 15h00.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114879 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.