Moda Inverno 2015 movimenta Salvador, Feira de Santana e outras cidades baianas com eventos gratuitos

Evento de moda ocorre em Feira de Santana.
Evento de moda ocorre em Feira de Santana.
Evento de moda ocorre em Feira de Santana.
Evento de moda ocorre em Feira de Santana.

Para cada estação, o mercado da moda se debruça sobre uma série de referências, tecidos, formas, acabamentos e cores para o desenvolvimento de uma nova coleção. Com ela, também surge um novo desafio: quais caminhos seguir para aliar criatividade e competitividade no mercado? Para desenvolver profissionais e empresários que atuam no setor, o Sebrae e o Senai realizam, a partir do dia 11 de maio de 2015, uma série de palestras que marcam o lançamento do Caderno Inova Moda, com o tema Caminhos – Inverno 2016, e acontecem em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro. Na capital e em Feira, também há programação com laboratórios e oficinas gratuitas.

A ação, que acontece em todo o país, é voltada para microempreendedores individuais (MEI) e empresas de micro e pequeno porte que atuam nos segmentos da moda. Em Salvador, o evento de lançamento acontece no dia 11, às 19h30, no Senai Cimatec, em Piatã. Em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro, a cerimônia acontece nas unidades do Senai dos municípios, nos dias 12 e 28 de maio, e 9 de junho, respectivamente.

No lançamento do Caderno, os inscritos assistirão a palestras de especialistas. Anderson Pisanelli, consultor técnico do Senai Paraná, será o responsável pela apresentação em Salvador e Feira de Santana. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, Anderson também tem formação técnica de Estilismo em Confecção Industrial pela Faculdade Anhembi-Morumbi. Já em Vitória da Conquista e Juazeiro, a palestrante será Ana Luiza Guimarães, consultora do Senai Bahia, graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campo Grande e especializada em Moda pelo Senai/IBModa.

Laboratórios e oficinas de moda em Salvador e Feira de Santana

Laboratórios de criativação e oficinas de desenvolvimento de produto, modelagem e fichas técnicas também compõem a programação nas cidades de Salvador e Feira de Santana. As capacitações acontecem de 13 a 20 de maio. Há 25 vagas para cada turma.

Na capital, as atividades acontecem na unidade Senai Dendezeiros, na Av. Dendezeiros do Bonfim, 99 – Bonfim. Já em Feira de Santana, as aulas serão ministradas no Senai do município, localizado na Av. Eduardo Fróes da Mata, 5000, auditório – Campo Limpo.

Para realizar inscrições, tanto para as palestras quanto para os laboratórios e oficinas, os interessados devem enviar e-mail para [email protected] Os participantes receberão material que inclui cadernos de criativação e tecnovação, além de materiais de suporte às oficinas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3879-5235.

O lançamento do Caderno Inova Bahia é uma ação realizada em âmbito nacional, por meio de convênio firmado em 2013 entre o Sebrae e o Senai, criado com o objetivo de fomentar o segmento de moda. O lançamento do caderno sobre o Inverno de 2016 é o terceiro ciclo do projeto, que em 2014 foi realizado para as temporadas de Inverno e Verão de 2015.

Confira a programação completa:

– Lançamento do Caderno Inova Bahia – Inverno 2016

Palestra: Anderson Pisanelli

11/05, às 19h30 – Salvador: Senai Cimatec – Av. Orlando Gomes, 1845, auditório IV.

12/05, às 9h30 – Feira de Santana: Senai – Av. Eduardo Fróes da Mata, 5000, auditório.

Palestra: Ana Luiza Guimarães

28/05, às 19h – Vitória da Conquista: Senai – Av. Juracy Magalhães, 2790.

09/06, às 19h – Juazeiro: Senai – Av. Adolfo Viana, s/nº.

– Laboratórios e oficinas – Senai Salvador (Dendezeiros) e Feira de Santana

Laboratório de Criativação – Carga horária: 12h

Data: 13 e 14/05

Salvador: Dia 1 – 9h às 18h / Dia 2 – 9h às 13h

Feira de Santana: Dia 1 – 14 às 22h / Dia 2 – 14h às 17h

Atividades práticas orientadas por especialistas, com a aplicação de metodologia para o estímulo do processo criativo. Considera uma visão ampla da moda, relacionada a outras expressões de comportamento e consumo, mantendo um paralelo com as ações de mercado.

Oficina – Desenvolvimento de produto – Carga horária: 8h

Data: 15/05 – Salvador: 9h às 18h / Feira: 14 às 22h

Metodologia para o planejamento e desenvolvimento de coleções, a partir dos resultados e estímulos criativos aplicados na etapa de criativação. Os participantes serão contemplados com informações práticas de como pesquisar, planejar e desenvolver seus produtos, de acordo com a realidade de sua capacidade produtiva junto ao mercado, a fim de aumentar o valor agregado.

Oficina – Olhar da forma (modelagem) – Carga horária: 8h

Data: 18/05 – Salvador: 9h às 18h / Feira: 14 às 22h

Nesta etapa, os participantes aprenderão a interpretar as modelagens da estação, a fim de obter recortes, formas e volumes. Este módulo poderá abordar técnicas de modelagem como os métodos tradicionais ou draping/moulage. Por isso, é importante que o empresário traga um profissional da empresa com conhecimento técnico, ou da equipe de modelagem.

Oficina – Elaboração de fichas técnicas – Carga horária: 8h

Data: 19/05 – Salvador: 9h às 18h / Feira: 14 às 22h

Esta etapa visa auxiliar a tomada de decisões com base na ficha técnica de produto e seus desdobramentos no planejamento da produção, além dos impactos logísticos, financeiros e orçamentários, referentes ao desenvolvimento das coleções e seus ciclos de vida. A análise busca diminuir o desperdício de materiais e tempo relacionados a produtos e processos. Também serão abordados temas como precificação, estrutura de custos, ponto de equilíbrio e custo de adequação entre produtos e vendas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110039 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]