Mata de São João: 125 pessoas diagnosticadas com Catarata e 700 óculos são distribuídos gratuitamente durante mutirão

125 pessoas diagnosticadas com Catarata.
125 pessoas diagnosticadas com Catarata.
125 pessoas diagnosticadas com Catarata.
125 pessoas diagnosticadas com Catarata.

Aconteceu neste final de semana (30 e 31 de maio de 2015) a “Campanha de Catarata e Exame Oftalmológico – De Olho No Futuro” promovido pela Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mata de São João. O mutirão atendeu mais de 1600 pessoas diagnosticando catarata e a necessidade de usar óculos. No total foram distribuídos 700 óculos e 125 pessoas diagnosticadas com catarata. “As pessoas com catarata já saíram com a data da cirurgia agendada. Todo suporte oftalmológico foi oferecido gratuitamente”, conta Dr. José Ricardo Rehder, coordenador do evento e diretor de filantropia da ABCCR.

Catarata é a cirurgia mais realizada no mundo. Só no Brasil, de acordo com a ABCCR, são realizados cerca de 400 mil cirurgias de catarata por ano. “A cirurgia de catarata não é simples, é uma das mais difíceis e delicadas de se fazer no olho. Mas, com os avanços tecnológicos ela se tornou uma cirurgia rápida e muito eficaz”, revela Dr. Carlos Gabriel Figueiredo, oftalmologista e presidente da ABCCR.

Os pacientes diagnosticados com catarata já saíram do local com a cirurgia agendada. Os procedimentos serão realizados em Salvador pelo Hospital de olhos José Eutrópio, Hospital Santa Luzia e pelo Dr. Hamilto Sampaio, a partir do dia 11 de julho.  “A depender da demanda conseguimos fazer cerca de 50 cirurgias por dia”, conta Dr. José Eutrópio. O transporte será disponibilizado pela SMS da região.

A ABCCR – BRASCRS também é responsável pela realização do VIII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. O evento que ocorre de 3 a 6 de junho, de 2015, em Costa do Sauipe, será de extrema importância para mobilizar ainda mais especialistas em torno de um tema que exige constante troca de conhecimento.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]