Ilhéus: Memorial Misael Tavares participa da 13ª Semana Nacional de Museus

Vista aérea de Ilhéus. Município participa da Semana Nacional de Museus.
Vista aérea de Ilhéus. Município participa da Semana Nacional de Museus.
Vista aérea de Ilhéus. Município participa da Semana Nacional de Museus.
Vista aérea de Ilhéus. Município participa da Semana Nacional de Museus.

O Memorial Misael Tavares, localizado no Ilhéus Hotel, promoverá vários eventos como parte da 13ª Semana de Nacional de Museus, que começa nesta segunda-feira, (18/05/2015) de maio e vai até o dia 24 de maio.  Como parte do evento, acontecerão palestras, oficinas e visitas guiadas. A programação tem curadoria da professora Maria Helena Tavares, que é a responsável pelo memorial Misael Tavares e presidente da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia. A Instituição está situada no Centro Histórico da cidade de Ilhéus. A entrada é franca e mais informações podem ser obtidas pelo sites www.museus.gov.br e www.rededemuseusbasul.com.br ou pelo telefone: (73) 3634-4242.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Segundo Maria Helena Tavares, a realização da 13ª edição do evento em Ilhéus, busca fortalecer a relação museus-comunidade. “Considerando a função social dos museus, queremos estimular a inserção dos museus nas estratégias relativas ao desenvolvimento do turismo sustentável. A ideia é produzir novas perspectivas de geração de renda, pautadas em produtos e serviços que aproveitem a potencialidade das instituições museais e da cultura local”, afirma a organizadora do evento.

O evento contará com a participação da Jornalista Tássia Catarina Guimarães, Mestra em Comunicação e Culturas Contemporâneas e Diretora da CiberMídia Comunicação Marketing. Ela ministrará a palestra com o tema “Caminhos Sustentáveis: interação virtuosa e turismo gentil”. Também contará com a participação da Economista Márcia Regina Torres, Secretária Executiva da Costa do Cacau Convention Bureau. Ela conduzirá a oficina “Eventos como Sustentabilidade Turística”.

Dia Internacional de Museus, 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), com o objetivo de sensibilizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Convidados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), várias instituições museológicas de todo o país promoverão ações em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Este tema foi proposto pelo ICOM, vem enfatizar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social a perspectiva da continuidade e inovação.

Rede de Museus

O Memorial Misael Tavares também participará da programação conjunta a Rede de Museus e Pontos de Memoria do sul da Bahia, com abertura no dia 18 de maio de 2015, às 9h, no auditório da Faculdade Madre Thaís. Evento realizado em parceria com a Faculdade Madre Thaís, Secretaria de Cultura de Ilhéus, UEFC – Universidade Estadual de Santa Cruz, com apoio do Sebrae, SMHSUL, Costa do Cacau Convention Bureau, FAEG-sul, CEEP Logística, Instituto Histórico de Ilhéus. Na abertura, palestra do museólogo Antônio Marcos Bastos, doutorando e mestre em antropologia, museólogo do Museu de Arqueologia e Etnologia/UFBA. Com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”. No dia 21 de maio, show musical Projeto Quintas Musicais, direção e produção de Nozinho, com participação de músicos convidados.

A Rede de Museus e pontos de memoria, criada em 2010, participa das discussões do setor cultural, no âmbito municipal, estadual e nacional. Projetada dentro da perspectiva da economia criativa e inserida em 2013 no Projeto SEBRAE/Ilhéus.BA – Economia Criativa. “Como grupo, trabalha em busca das novas possibilidades do setor cultural brasileiro, dentro de um novo paradigma da economia criativa”, confirma Maria Helena presidente da Rede do Museus.

A professora explica que com as novas responsabilidades que vieram com a sanção do decreto que regulamentou o Estatuto de Museus e o Plano Museológico, a Rede de Museus busca cumprir sua missão, fortalecendo os museus como espaço de discussão, interação, pesquisa e conhecimento, levando em consideração a produção simbólica e a diversidade cultural. “Através de ações conjuntas que envolvam educação, turismo e cultura, com a aproximação e parcerias com as diversas instituições, promove a participação efetiva da sociedade nos processos museais, democratizando e incentivando o acesso ao patrimônio cultural”, acrescenta Maria Helena.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108941 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]