Governo da Bahia debate plano de segurança alimentar e nutricional em Itabuna

Encontro Regional de Consulta Pública ao I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Encontro Regional de Consulta Pública ao I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Governo da Bahia, através da Secretaria da Casa Civil, realizou, nesta quinta-feira (14/05/2015), em Itabuna, o Encontro Regional de Consulta Pública ao I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – PLANSAN/Bahia. O evento reuniu representantes da sociedade civil organizada e do poder público, dos territórios de identidade do Litoral Sul, Baixo Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Vitória da Conquista, Médio Rio de Contas e Sudoeste da Bahia.

Durante o encontro, foram apresentadas as propostas do PLANSAN/Bahia, que busca promover a segurança alimentar e nutricional e garantir o direito à alimentação adequada e saudável, com ações como o Programa de Aquisição de Alimentos, fortalecimento da Agricultura Familiar, ampliação da alimentação escolar na rede pública de ensino, assistência técnica, construção de cisternas e outros. O Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional é coordenado pela Casa Civil, através do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GESAN), mas envolve ações integradas de várias secretárias do governo.

O secretário executivo do GESAN, Flávio Bastos, destaca que “esse é um projeto em que cada território de identidade define suas demandas e prioridades”. “Estamos fortalecendo a participação popular e o controle social, permitindo o combate à fome e o direito a alimentação adequada e saudável para os baianos”, ressalta.

Para Carlos Alberto Santos, o Garotinho, coordenador do Território Litoral Sul, “essa discussão é importante porque fortalece os territórios e atende às necessidades de cada região, permitindo ações em áreas de grande insegurança alimentar”.

Edimara Ribeiro Costa, do Território Sudoeste/Vitória da Conquista afirma que a sua região enfrenta problemas com a seca e que existem áreas com grande demanda por projetos de segurança alimentar. “Combater a fome é uma ação prioritária, que deve unir governo e sociedade”, completou.

O Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional está sendo apresentado e discutido em todas as regiões do Estado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]