Feiras de ‘Saúde da Mulher’ acontecem simultaneamente em Salvador e Alagoinhas

Evento ‘Saúde da Mulher’ chama atenção para o Dia em Internacional da Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução da Morte Materna.
Evento ‘Saúde da Mulher’ chama atenção para o Dia em Internacional da Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução da Morte Materna.
Evento ‘Saúde da Mulher’ chama atenção para o Dia em Internacional da Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução da Morte Materna.
Evento ‘Saúde da Mulher’ chama atenção para o Dia em Internacional da Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução da Morte Materna.

Acontece hoje (28/05/2015), durante todo o dia, o evento ‘Saúde da Mulher’, realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e a Secretaria de Saúde (SESAB).

Duas feiras com diversos serviços gratuitos em prol da saúde da mulher e da conscientização sobre a redução da mortalidade materna acontecerão, simultaneamente, em duas cidades baianas: Salvador e Alagoinhas.

Os locais escolhidos são as Feiras de São Joaquim na capital baiana e do Caçuá em Alagoinhas, com a proposta de levar os serviços de saúde, orientação e bem estar, facilitando o acesso para mulheres trabalhadoras, que têm dificuldade em usufruir destes cuidados.

Para a Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, é fundamental este tipo de atendimento para as mulheres feirantes, que têm uma rotina de trabalho longa e que impede os cuidados com a saúde. “São mulheres que saem às 04 h da manhã para pegar no batente e retornam do trabalho 07h da noite. Algumas nunca fizeram uma mamografia ou uma ultrassonografia. É importante que o Poder Público enxergue essas mulheres, e venha até elas prestar este tipo de atendimento”, explicou.

O depoimento da feirante Solange Maria Conceição, de 57 anos, que se considera nascida e criada na Feira de São Joaquim, retrata que a decisão da SPM-BA foi acertada. Ela conta que apesar de já ter tentado, nunca fez uma mamografia, porque não resta tempo para cuidar de sua saúde. “Hoje, achei essa oportunidade e conseguirei fazer meu exame”, comemorou.

Marilena Silva de Andrade, que trabalha na feira em Salvador, há mais de 30 anos, também confirmou a importância de ter os serviços à disposição, já que falta tempo disponível. Ela aproveitou a oportunidade para cuidar do seu bem estar, fazendo uma massagem relaxante, e pretende usufruir dos outros procedimentos clínicos oferecidos no local.

O evento tem como objetivo chamar a atenção para a data 28 de maio, que é o Dia Internacional da Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução da Morte Materna. Será uma forma de alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde e também de disponibilizar serviços gratuitos.

Confira as programações de cada local (08 às 16h):

* Importante: é necessário levar documento de identidade e a carteirinha do SUS.

Salvador

– 10h e 15h – Palestra sobre Mortalidade Materna, com a enfermeira Amélia Araújo

Serviços:

– Aferição Pressão Arterial (Secretaria Municipal da Saúde);

– Imunização – Vacina: Influenza (Secretaria Municipal da Saúde);

– Distribuição de Camisinha Feminina e Masculina (Secretaria Municipal da Saúde);

– Orientação sobre Tabagismo (Secretaria Municipal da Saúde);

– Orientação sobre o exame de Mamografia (Secretaria Municipal da Saúde);

– Exame de Mamografia (Delfin);

– Exame de Pressão Ocular (Instituto de Olhos Freitas);

– Escovódromo (SESC);

– Orientação de Escovação (UNIME);

– Teste de HIV (SESAB e UFBA);

– Avaliação Nutricional e orientação de risco sobre a Obesidade (Mesa Brasil);

– Doação de Sangue (Hemóvel – HEMOBA);

– Orientação Violência contra a Mulher e Autonomia da Mulher (SPM);

– Penteado, Corte e Hidratação (Beleza Natural).

Alagoinhas

– 10h – Palestra sobre Mortalidade Materna

Serviços:

– Imunização – Vacinas: Febre Amarela, Hepatite B e Influenza (Secretaria Municipal de Saúde SESAU);

– Distribuição de Camisinha Feminina e Masculina (Secretaria Municipal de Saúde SESAU);

– Orientação sobre a Dengue e Chikungunya – Equipe de Vigilância (Secretaria Municipal de Saúde SESAU);

– Aferição Pressão Arterial (Secretaria Municipal de Saúde SESAU);

– Glicemia Capilar (Secretaria Municipal de Saúde SESAU);

– Orientação Violência contra a Mulher e Autonomia da Mulher (SPM);

– Maquiagem e Penteado (Beleza Natural).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]