Feira de Santana: Projeto de ‘Percussão Zé das Congas’ promove arte e música no Bairro Rua Nova

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Projeto leva arte ao Bairro Rua Nova em Feira de Santana.
Projeto leva arte ao Bairro Rua Nova em Feira de Santana.
Projeto leva arte ao Bairro Rua Nova em Feira de Santana.
Projeto leva arte ao Bairro Rua Nova em Feira de Santana.

A arte e a cultura literalmente invadiram as vias públicas do bairro Rua Nova, na tarde desta sexta-feira, 1º de maio de 2015, durante a 1ª Caminhada Solidária do Dia do Trabalhador. A iniciativa faz parte do Projeto de Percussão Zé das Congas e arrastou cerca de 50 artistas durante apresentação musical com instrumentos de percussão fabricado por eles próprios.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Desenvolvimento Social (Sedeso) e de Comunicação Social (Secom).

O projeto é mantido pelo Instituto de Música, Arte e Percussão Zé das Congas, que envolve cerca de 200 menores do bairro Rua Nova, e conta também com apoio de artistas como Nilton Rasta, Zig-Zag e Nelson Mandela, além do artista plástico Sílvio Pires, que durante o início do desfile pintou o rosto do patrono do instituto na faixada do prédio.

Os novos músicos desfilaram pelas ruas tocando instrumentos de percussão confeccionados com materiais reciclados, a exemplo da zabumba produzida com compensado flexível, cowbel feito de zinco, tarô de cano PVC, o timbalde (timbau feito de balde), congas feitas de coqueiro, djember confeccionado com lata e o xiquerê feito de cabaça.

Idealizador do projeto, José Pereira dos Santos, 39 anos, mais conhecido como Zé das Congas, vislumbra com a iniciativa a difusão da cultura e da arte no bairro Rua Nova.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122004 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.