Exposição ‘Os São Franciscos do Mundo’ ocorre no Cuca em Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Exposição 'Os São Franciscos do Mundo' ocorre em Feira de Santana.
Exposição 'Os São Franciscos do Mundo' ocorre em Feira de Santana.
Exposição 'Os São Franciscos do Mundo' ocorre em Feira de Santana.
Exposição ‘Os São Franciscos do Mundo’ ocorre em Feira de Santana.

Segue em cartaz, até a próxima sexta-feira (8/05/2015), na galeria de Arte Carlo Barbosa, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), a exposição ‘Os São Franciscos do Mundo’. A mostra reúne diversas imagens do santo Francisco de Assis, um dos mais importantes da Igreja Católica, que ficou conhecido pelas lições de humildade e respeito a todas as formas de vida.

Canonizado em 1228, pelo papa Gregório IX, São Francisco de Assis foi representado de diversas maneiras, por artistas consagrados e populares, ao longo dos séculos. E foi essa multiplicidade de representações que fascinou o empresário feirense Armando Sampaio, a quem pertence o acervo que está em exposição no Cuca.

“Comecei a guardar imagens de São Francisco de Assis em 1970, atraído por um quadro do artista plástico surrealista Adilson Santos. Ao ler a biografia do santo, fiquei surpreso com a variedade de versões sobre sua trajetória de vida. Naquele momento, pareceu-me haver vários São Franciscos. Foi então que criei na mente a figura do meu próprio Francisco de Assis. E, nas minhas andanças pelo mundo, tenho procurado uma imagem que corresponda ao meu imaginário. Não a encontrei ainda. Mas, na busca pela imagem do meu São Francisco, encontrei muitos vivendo entre nós”, comenta.

Padroeiro do meio-ambiente

Batizado Giovanni di Pietro di Bernardone, São Francisco nasceu na cidade italiana de Assis, em 5 de julho de 1182. Após viver uma juventude abastada e mundana, aos 24 anos decidiu voltar-se para uma vida religiosa de completa pobreza. Fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, renovando, assim, o catolicismo de seu tempo.

Padroeiro dos animais e do meio-ambiente, São Francisco de Assis cultivou a pregação itinerante em um tempo em que os religiosos costumavam fixar-se em mosteiros. Seguindo à risca o Evangelho de Jesus Cristo, acabou por imitar também a vida dele, desenvolvendo uma profunda identificação com os problemas e sofrimentos de seus semelhantes.

Para o escritor Dante Alighieri, São Francisco foi uma “luz que brilhou sobre o mundo”. A pesquisa acadêmica moderna sugere que ainda há muito por elucidar quanto aos aspectos políticos de sua atuação. Sua vida é reconstituída a partir de biografias escritas pouco após a sua morte, em  3 de outubro de 1226, mas, para muitos estudiosos, essas fontes primitivas ainda estão à espera de edições críticas mais profundas e completas, que venham a revelar sua verdadeira estatura como figura histórica e social, e não apenas religiosa.

De acordo com a diretora do Cuca, Selma Oliveira, a mostra é aberta ao público e pode ser visitada em horário comercial.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121812 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.