Evandro Silva e Norma Almeida assumem direção da Universidade Estadual de Feira de Santana

Evandro do Nascimento Silva assina termo de posse como reitor da Uefs.Evandro do Nascimento Silva assina termo de posse como reitor da Uefs.


Em solenidade realizada na noite de sexta-feira (15/05/2015) no Auditório Central, Campus Universitário, foram empossados os professores doutores Evandro do Nascimento Silva e Norma Lúcia Fernandes de Almeida, novos reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Em pronunciamento, Evandro do Nascimento afirmou que dará continuidade à política administrativa e propostas do ex-reitor José Carlos Barreto de Santana, praticadas em dois mandatos, desde 2007. Ele classificou a gestão que se encerra como uma “herança bendita que transformou a forma de condução da Universidade e a cultura de estudantes, funcionários e professores”.

Para os próximos quatro anos, o reitor empossado acenou para a manutenção da transparência e da participação. Ele enfatizou, ainda, as propostas apresentadas durante a campanha para a Reitoria, como a implementação de um orçamento específico para as políticas de permanência e assistência estudantil, além da ampliação da residência universitária, o que deverá ser feito através de esforço conjunto das universidades estaduais públicas da Bahia.

O crescimento significativo da Uefs na última década, conforme Nascimento, exige uma política específica de suporte psicossocial para servidores e professores, e o apoio a estes segmentos na luta por melhores condições de trabalho e salários.

Evandro do Nascimento Silva defendeu a manifestação de estudantes que chegou a interromper seu pronunciamento durante a solenidade de posse. Conforme disse, as reivindicações vão ao encontro das propostas da gestão da Uefs. “A manifestação é salutar no espaço democrático que deve ser uma universidade”.

A vice-reitora empossada, Norma Lúcia Fernandes de Almeida, destacou o princípio de uma universidade pública e socialmente referenciada, segundo determina a Constituição. “Esta foi uma das metas da administração que se encerrou e que será mantida na que se inicia”. Ela também fez menção à valorização do ensino, pesquisa e extensão que a Uefs, como uma Universidade pública, deverá cumprir.

Norma Lúcia citou os 22 anos de atividade docente, período em que vivenciou diversas lutas da comunidade acadêmica por uma universidade de qualidade. Agora, afirmou, a administração buscará ampliar a participação da comunidade externa nas ações da Instituição.

Confiança

A participação de pessoas que atuaram nos 39 anos de história da Uefs foi lembrada por José Carlos Barreto de Santana, reitor em dois mandatos, no período de 2007 a 2015. São pessoas, conforme disse, que através da luta ajudaram a comunidade a perceber, de forma crítica, “a universidade que tínhamos”, para que fosse possível construir  “a universidade que queremos, a razão da administração do grupo Mais Uefs à frente da Instituição nos últimos oito anos”.

José Carlos Barreto citou nomes de professores aposentados como Elói Barreto, José Jerônimo de Moraes e Naidson Batista, “construtores de sonhos de uma Universidade, o que nos acarretou responsabilidades”. Barreto fez menção, ainda, às professores Maslowa Freitas e Elizete Silva, “de lutas como a implantação da Associação dos Docentes – Adufs e da manutenção da universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Aos vice-reitores que atuaram na sua gestão, Washington Almeida Moura (2007-2011) e Genival Corrêa de Souza (2011-2015), José Carlos Barreto fez um emocionado agradecimento e citou a confiança da comunidade que deu sustentação à equipe “nos diversos momentos da administração”. O agradecimento do reitor que deixa o cargo também foi dirigido à esposa, filha e neta, Yara, Liz e Liane.

Em discurso, o professor Genival Corrêa relacionou avanços na administração da Uefs, lembrando o respeito ao direito ao debate, às manifestações e à participação dos três segmentos das comunidades interna (estudantes, funcionários e professores) e da externa. “Além de valorizar o respeito à liberdade e à democracia, a gestão proporcionou meios para que isto fosse concretizado”, salientou.

Os presentes na solenidade assistiram espetáculo cultural apresentado por músicos do Seminário de Música do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), que integram o Projeto Venham Todos.

A solenidade de posse contou, ainda, com pronunciamentos de Ana Regina Messias, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau – Sintest/BA; Paulo Pontes, coordenador de Educação Superior da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que representou o governador Rui Costa, e Maslowa Freitas, professora aposentada da Uefs e ex-dirigente da Adufs. Maslowa prestou homenagens a membros da administração da Uefs dos últimos oito anos.

Também estiveram presentes na solenidade Jaiana Ribeiro, secretária de Educação de Feira de Santana, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; José Bites de Carvalho, reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Evandro Sena Freire, vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); Sílvio Luiz de Oliveira Soglia, reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Olival Freire Júnior, pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Elson Moura Júnior, representante da Adufs.

Evandro do Nascimento Silva assina termo de posse como reitor da Uefs.

Evandro do Nascimento Silva assina termo de posse como reitor da Uefs.

Professor Dr. Jose Carlos Barreto assina transmissão do cargo de reitor da Uefs.

Professor Dr. Jose Carlos Barreto assina transmissão do cargo de reitor da Uefs.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]