Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 25 de maio de 2015

O presidente da Brasfrut industrial Reinaldo Portugal e sua esposa Jaguaratã, no Vitrô.
O presidente da Brasfrut industrial Reinaldo Portugal e sua esposa Jaguaratã, no Vitrô.
O presidente da Brasfrut industrial Reinaldo Portugal e sua esposa Jaguaratã,  no Vitrô.
O presidente da Brasfrut industrial Reinaldo Portugal e sua esposa Jaguaratã, no Vitrô.
João Durval Carneiro quando do lançamento do livro sobre sua trajetória politica, ladeado pelo empresário Edson Piagio e seu filho Sergio Carneiro.João Durval Carneiro quando do lançamento do livro sobre sua trajetória politica, ladeado pelo empresário Edson Piagio e seu filho Sergio Carneiro.
João Durval Carneiro quando do lançamento do livro sobre sua trajetória politica, ladeado pelo empresário Edson Piagio e seu filho Sergio Carneiro.
O espanhol Segundo Peleteiro Rajó, cujo falecimento deixou uma  historia no futebol do Flu.
O espanhol Segundo Peleteiro Rajó, cujo falecimento deixou uma historia no futebol do Flu.

Orçamento em mais de R$ 1bi 

O orçamento do Governo Municipal de Feira de Santana para o exercício do próximo ano, deve atingir a marca de R$ 1.092.546.255,00, a ser investido nas diversas áreas de serviços públicos voltados para as necessidades da população. A meta está sendo prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhada pelo Executivo para apreciação da Câmara Municipal. Conforme o assessor de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Luiz Ivan dos Santos Silva, o Projeto de Lei de nº 015/2015, que trata sobre as diretrizes orçamentárias, é uma projeção dentro da programação estimada seguindo a tendência dos anos anteriores em função das diretrizes da economia brasileira. A LDO foi elaborada tendo como base anseios e prioridades definidas pela população feirense durante audiências públicas realizadas nas regiões administrativas do município, priorizando investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, dentre outros. Luiz Ivan explica sobre a elaboração da LDO.

Bate boca na Câmara 

Na sessão da Câmara Municipal de Feira de Santana realizada ontem pela manhã, surpreendeu o bate-boca ocorrido entre as vereadoras Cíntia Machado (PSC) e Eremita Araújo (PDT), esta corregedora do Legislativo. Tudo porque Eremita Araújo achou que na sessão anterior foi a colega quem iniciou um movimento no momento das explicações pessoais, quando está encerrando a sessão e cada vereador tem cinco minutos para dar e cobrar explicações sobre a sessão, oportunidade em que a mesma falaria. Logo o mal-entendido foi desfeito pelo vereador José Carneiro, que assumiu a responsabilidade da obstrução, mas não adiantou e houve troca de farpas entre as colegas. (Informações do Blog na Politica).

Gastronomia

Será de 19 a 21 de junho, em Fortaleza, a realização do Fartura Gastronomia 2015, que nasceu como Projeto Fartura no ano passado, a partir do Festival de Gastronomia e Cultura de Tiradentes e promove o desenvolvimento da gastronomia nacional, utilizando diferentes plataformas: eventos, expedições, filmes, documentários, web séries, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais.  O evento contará com a presença de chefs e produtores de diversos estados, como Thomas Troisgros (RJ), Katia Barbosa (RJ), Manu Buffara (PR), Onildo Rocha (PB), Wanderson Medeiros (AL), Joca Pontes (PE) e Isabela Raposeiras (SP). No ano passado, além do Festival de Tiradentes, aconteceu a primeira edição do FARTURA, em BH, que reuniu cerca de 70 chefs e produtores, em dois dias de eventos, com 11 mil visitantes. Com o sucesso e seguindo a demanda, em 2015 o evento vai acontecer em 4 cidades: Fortaleza, Tiradentes (o próprio festival), Belo Horizonte e Porto Alegre.  É possível que um grupo de gastrônomos feirenses esteja presente.

Vitrô, casa cheia 

O Vitrô Restaurante é realmente o point da gastronomia de Feira de Santana e tem tido casa cheia de gente de destaque da sociedade feirense, na maioria dos dias, mais precisamente sextas, sábados e domingos. No último final de semana, lá estiveram numa grande mesa o presidente da Brasfrut industrial Reinaldo Portugal e sua esposa Jaguaratã, seu filho também empresário Reinaldo Vinicius e sua musa Priscila, além de Rodrigo Rocha e Lidice.

Obituário no esporte 

Faleceu na quarta feira última, em Feira de Santana, o feirense por adoção, torcedor e ex-diretor do Fluminense de Feira, o empresário espanhol Segundo Peleteiro Rajo que estava aos 83 anos de idade. Residia nesta cidade há 50 anos, e dedicou boa parte da sua vida ao time tricolorido feirense. Peleteiro foi também presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense de Feira, além de ter ocupado outros cargos executivos no clube.

Lançamento 

Após concorrido lançamento em Salvador, no dia 12 último, o escritor e imortal acadêmico Luiz Almeida autografará na quinta-feira próxima, 28, no Boulevard Shopping, às 18h30, o livro “João Durval – Um Construtor de Caminhos”, que fala sobre uma história de vida pública que se prolongou por exatos 60 anos. A obra, que levou cerca de dois anos para ser concluída, após entrevistas e pesquisas, descreve a trajetória de uma das mais longevas e brilhantes carreiras políticas da Bahia. A noite de autógrafos é uma iniciativa da Academia de Letras de Feira de Santana, contará com a presença do ex-senador João Durval e de familiares.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia  e

Notícias da Bahia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3725 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário