Comissão de Saúde da ALBA debate situação da optometria na Bahia

Deputado Jose de Arimatéia propõe debate.

Deputado Jose de Arimatéia propõe debate.

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia será palco, na manhã desta terça-feira (12/05/2015) de mais um capítulo do debate entre optometristas e oftalmologistas. O deputado José de Arimateia (PRB), defensor da regulamentação da optometria, debaterá a situação com a deputada Fabíola Mansur (PSB), oftalmologista declaradamente contra esta profissionalização. A reunião contará com a presença de optometristas, que estarão atentos aos resultados da discussão.

Conforme relatou o deputado Arimateia, a optometria já é uma profissão estabelecida em outros países há mais de 100 anos e é classificada como uma profissão de saúde autônoma e independente, com formação e regulamentação específica. “Estamos falando de profissionais sérios e preparados para atender a demanda existente nessa área. A comunidade baiana precisa e merece”, ressaltou o parlamentar, enfatizando que o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) não tem atendido essa demanda.

Segundo informações da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria (SBOO), no Brasil existem atualmente seis mil optometristas. Na Bahia, mil profissionais seguem focados em ser regulamentados como agentes de saúde visual primários, principalmente em um país cujo déficit de profissionais de saúde em geral é notório.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]