Clia Brasil pede apoio ao ministro do turismo para o setor de cruzeiros

Representantes da associação em audiência com Henrique Alves.
Representantes da associação em audiência com Henrique Alves.
Representantes da associação em audiência com Henrique Alves.
Representantes da associação em audiência com Henrique Alves.

A CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos) esteve nesta terça-feira (5/05/2015) em audiência com o ministro do Turismo, Henrique Alves, em Brasília. Marco Ferraz, presidente da Associação, apresentou ao titular da pasta todo o potencial de lazer e entretenimento dos Cruzeiros Marítimos, incluindo a contribuição econômica e social provocada pelo desembarque de passageiros nos destinos/escala.

Na temporada 2014/2015, encerrada em 27 de abril, cerca de 600 mil cruzeiristas viajaram nos 10 navios presentes no litoral brasileiro. No total foram 239 roteiros. Ao redor do mundo, 23 milhões de embarques estão previstos para 2015 em 421 navios (270 marítimos e 151 fluviais). “O Brasil tem um imenso potencial para os Cruzeiros Marítimos, um vasto litoral, belíssimas paisagens naturais e atrações turísticas. Os navios são peça fundamental de incremento ao Turismo tanto para brasileiros como para estrangeiros, e precisam ser reconhecidos e incentivados. Infraestrutura, tributos, burocracia, custos portuários e de praticagem são os maiores entraves para a atuação do setor no País”, diz Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

O ministro Henrique Alves acolheu as reivindicações do presidente da CLIA Brasil, que estava acompanhado de Roberto Fusaro, presidente do Conselho da CLIA Brasil e diretor geral da MSC Cruzeiros na América Latina, e Flávio Peruzzi, também da Associação. “Um segmento que movimenta mais de R$ 1 bilhão durante uma temporada e gera mais de 15 mil empregos tem um grande potencial econômico. Precisamos posicionar o produto e destravar as amarras que o impedem de crescer”, disse o ministro.

Visita técnica aos portos do Nordeste

A CLIA Brasil fará nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de maio visitas técnicas nos portos de Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA) com o objetivo de avaliar a viabilidade e condições estruturais para a criação de novos roteiros de Cruzeiros. O ministro do Turismo, Henrique Alves, sinalizou interesse em acompanhar a equipe na ida ao porto de Natal, no Rio Grande do Norte.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]