Cinco dicas para seu restaurante e bar encantar no ‘Dia das Mães’ | Por Marcos Morita

Marcos Morita é executivo, professor, palestrante e consultor.
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Dia 10 de Maio de 2015, todos os donos de restaurantes e bares querem ver a casa cheia de familiares. O Dia das Mães não é uma data qualquer. Principalmente no meio gastronômico espera-se poder recuperar as perdas por causa da crise econômica que afeta o país. Mas para que a data seja especial tanto para clientes quanto para os proprietários dos estabelecimentos, é preciso ter planejamento e cuidado com os detalhes. Por isso dou aqui algumas dicas para que a comemoração se transforme em lucros.

1. Prepare seu local

O primeiro passo é preparar o ambiente de modo que os familiares percebam que algo foi preparado para agradá-los. O cliente precisa visualizar que encontrará o que procura para encantar a sua mãe. Serviço não é como um bem tangível que pode ser tocado, sentido. Desta maneira, busque outras formas para caracterizá-lo, como uma trilha sonora, fotos de família, pode ser a sua ou de seus funcionários, etc. Aqui vale usar a criatividade.

2. Pense no cardápio

É importante padronizar, ganhando preciosos minutos para as equipes da cozinha e do atendimento neste dia de movimento tão intenso. Monte um cardápio mais enxuto, oferecendo opções especiais preparadas para a data. Isso fará com que o convidado se sinta especial. Ele verá que você pensou em proporcionar uma experiência única naquele dia.

3. Corteje a família

É imprescindível sentir-se cortejado, único. Programe-se para entregar flores para as mães, ofereça chocolates de boa qualidade, prepare um brinde de bom gosto alusivo à data. Um ponto fundamental é que o proprietário esteja presente certificando-se de que tudo está sob controle.

4. Atendimento é tudo

Diria que é a coisa mais importante da noite. Treine e instrua seus colaboradores. Espera-se uma atitude mais discreta e sorriso no rosto, claro sem se tornar chato. E se você realmente se preocupa com a sua equipe, lembre-se que eles também têm mãe. Ofereça um dia extra para que eles também comemorem a data. Funcionários motivados influenciam diretamente na qualidade do atendimento.

5. Cliente pra sempre

Lembre-se: o principal objetivo de proporcionar uma boa experiência para os clientes é fazer com que eles voltem a visitar seu restaurante. Assim, crie uma atmosfera de local que envolva os sentidos, que aposte em conceitos valorizados no momento, como qualidade de vida e respeito e que entende que ali o mais importante é o cliente.

Enfim, seja criativo e ganhe mais dinheiro neste dia que é considerado um dos mais lucrativos do ano. Um bom trabalho com certeza vai te fazer ter mais clientes durante o resto do ano.

Sobre Marcos Morita

Marcos Morita é um executivo de negócios sênior da área comercial, com ênfase em canais de distribuição, com mais de 18 anos experiência de mercado. Possui expertise para ministrar palestras sobre abertura, desenvolvimento e gerenciamento de canais de distribuição, criação de politicas comerciais, planejamento estratégico, desenvolvimento de políticas de marketing, formação e gestão de equipes.

*Marcos Morita é executivo, professor, palestrante e consultor. Sua palestra, As 4 Chaves do Pensamento Estratégico, vista por centenas de executivos, aborda de maneira lúdica e participativa, temas como definição de metas, inovação, gerenciamento do tempo e motivação.

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