Candeias: prefeito cobra recursos para recuperação dos danos causados pelas chuvas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Prefeito cobra recursos para recuperação dos danos causados pelas chuvas.
Prefeito cobra recursos para recuperação dos danos causados pelas chuvas.
Prefeito cobra recursos para recuperação dos danos causados pelas chuvas.
Prefeito cobra recursos para recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Na última quinta-feira (07/05/2015), o Prefeito Sargento Francisco, acompanhado pelo Deputado Federal Claudio Cajado, foi novamente recebido pelo Ministro da Integração Gilberto Occhi. O Prefeito cobrou celeridade na liberação de recursos para recuperar os danos causados pelas chuvas. “A cidade está atravessando vários problemas, dezenas de ruas foram danificadas e centenas de casas estão comprometidas. Precisamos do apoio da União para garantir recuperação da infraestrura na cidade”, afirmou o Prefeito.

O Prefeito também esteve numa reunião com o Senador baiano Otto Alencar no dia 06, também em Brasília. “Estamos buscando todo o apoio possível, o Governo Estadual também decretou situação de emergência em Candeias, estamos só esperando que o Governo Federal também reconheça a situação de emergência porque precisamos muito de recursos para fazer com que nossa cidade volte à normalidade”, concluiu o Prefeito.

Apesar do município ainda não ter recebido nenhum recurso federal para este fim, a Prefeitura de Candeias baixou o Decreto nº 18/2015 no dia 15 de abril, que estabeleceu a concessão de auxílio emergencial destinado à provisão de meios de subsistência aos desabrigados e desalojados em decorrência das recentes chuvas. As famílias que tiveram suas casas interditadas, devidamente atestadas com a impossibilidade de utilização em laudo técnico emitido pela Defesa Civil, e que se enquadram nos critérios expressos no Decreto, já começaram a receber o apoio para minimizar o sofrimento da condição de desabrigado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. O valor do benefício é de R$ 250,00 e será concedido por um período não superior a três meses, salvo exceções do Decreto.

Chuvas

Desde a segunda semana do mês de abril, Candeias vem sofrendo com fortes chuvas que não ocorrem com um equilíbrio diário, mas caem em ritmo constante e intenso em períodos de dois dias seguidos ou mais, o que faz com que os danos surjam de forma mais rápida.

No dia 12 de abril, o prefeito de Candeias decretou situação de emergência na cidade e no dia 17 de abril o governador Rui Costa reconheceu os danos e decretou a mesma situação para as cidades de Candeias e Santo Amaro da Purificação no nível estadual. Através desses decretos, os municípios puderam solicitar recursos do Ministério da Integração Nacional e do Ministério das Cidades para restabelecimento da normalidade, prevenção de novos danos e apoio aos afetados.

Com uma população de cerca de 90 mil habitantes (IBGE/2014), estimou-se o número de 300 casas afetadas de forma direta ou indireta por deslizamentos de terra. Devido ao elevado número e à topografia acidentada da cidade, a Defesa Civil está trabalhando em regime de plantão para prevenir tragédias e auxiliar nos casos de acidentes e incidentes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]