Audiência pública do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim chega a Rio do Pires

Projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim.
Projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim.
Projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim.
Projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim.

A segunda audiência pública proposta pelo Governo do Estado para dialogar sobre o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim aconteceu nesta terça-feira (26/05/2015), no Colégio Paulo VI, no município de Rio do Pires, no centro-sul da Bahia. O encontro reuniu cerca de 500 participantes, entre prefeitos da região, lideranças locais, moradores e representantes do Governo e da sociedade civil dos municípios de Rio do Pires, Ibitiara e Caturama. O objetivo da audiência é fortalecer o diálogo para criar uma política voltada para o bom uso da água e o consequente desenvolvimento sustentável da região.

Segundo Cibele Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que representou o titular da pasta, Eugênio Spengler, o governo estadual propõe “soluções efetivas, que serão fundamentais para garantir a segurança hídrica da região”. Ela destacou que o projeto faz parte do Programa Água para Todos, do Governo da Bahia, que, em oito anos, já beneficiou 4,5 milhões de pessoas com abastecimento de água e levou esgotamento sanitário para dois milhões de pessoas no estado.

Cibele ainda ressaltou que a obra de condução de água do açude do Zabumbão vai atender seis municípios e sete localidades da região, beneficiando uma população de aproximadamente 50 mil habitantes. “Queremos discutir também a contratação do projeto para a construção das barragens dos Rios da Caixa e dos Remédios, com investimentos na ordem de R$ 4,4 milhões, que vão permitir o reforço da disponibilidade de água na Bacia do Paramirim nos próximos anos”, disse, enfatizando que outras ações também serão importantes para a segurança hídrica da região, como o projeto de modernização da Irrigação no Vale do Paramirim, que vai garantir a minimização de perdas hídricas para os irrigantes.

O diretor de Águas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Bruno Jardim, destacou a necessidade de administrar o uso da água da região. “A adutora e as barragens serão de fundamental importância para a segurança hídrica do Vale do Paramirim, e o uso sustentável da água é uma necessidade que precisa ser respeitada”.

Esperança

Para o vice-prefeito de Rio do Pires, Vânio Santos, a audiência pública aponta para ações futuras em benefício do município e de toda a região. “Queremos que cidades circunvizinhas se unam a nós nesse projeto, para que a água não se torne um problema para a região”. O prefeito de Caturama, Hugo Mendonça, não apenas concordou com a afirmação, como destacou o alento que a iniciativa trará para a população como um todo. “Nossa esperança é que, pelas próximas décadas, a segurança hídrica esteja garantida em todo o Vale do Paramirim”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110972 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]