Sapeaçu sedia o V Seminário de Educação no Campo

V Seminário de Educação no Campo.
V Seminário de Educação no Campo.
V Seminário de Educação no Campo.
V Seminário de Educação no Campo.

O Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá realizou na última sexta-feira (30/04/2015), no município de Sapeaçu, distante 170 quilômetros de Salvador, o V Seminário Realidades, Contradições e Possibilidades da Educação do Campo. O objetivo do evento é ampliar as lutas históricas do movimento por uma educação do campo nestes territórios.

O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal de Sapeaçu e reuniu representantes de Cachoeira, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, D. Macedo Costa, Santo Antônio de Jesus, Candeias, Irara, Muniz Ferreira, Castro Alves e Ubaira, além de representantes da editora FTD, coordenadores e técnicos ambientais, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, representantes dos trabalhadores rurais, pastoral da juventude, grupo ambientalista Brotar Nascente e Pestalozzi de Sapeaçu.

“O seminário tem a perspectiva de discutir as questões da educação no campo, que é um tema importantíssimo para valorizar o agricultor, a economia da agricultura familiar e principalmente o papel relevante do homem do campo na sociedade em geral. A intenção é conscientizar todas as pessoas envolvidas com a educação do campo para mostrar e discutir essa realidade de que é se aperfeiçoar e permanecer no campo que é o local da fonte de saber, riquezas e bens de produção mais importantes e fundamental no aspecto econômico social”, explicou o Engenheiro Agrônomo e representante da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Eladio Bahia.

O evento contou com duas palestras distintas, a primeira realizada pela professora Titular da UFBA e também Coordenadora do Programa Formação de Professores Escola da Terra Bahia, Celi Taffarel que abordou o Diagnóstico da Educação e as Políticas Públicas da Educação. A segunda palestra foi ministrada pela professora da UNEB de Serrinha, Janeide Bispo, que abordou o Currículo das Escolas do Campo.

Para a Secretária Municipal de Educação, Maria Luiza Salvi, é uma enorme satisfação poder fazer parte de mais uma ação afirmativa para a Educação de Sapeaçu. “O objetivo da implementação e regularização dessa política em nosso município é valorizar as populações e a cultura do campo e também fortalecer as ações de oferta da educação de qualidade para as pessoas que moram no campo. No nosso município já fazemos adesão aos Programas do Pronacampo, que são programas vinculados ao FNDE e ao MEC e visam fortalecer a educação no campo. Esses programas chegam até nós através do Programa Nacional do Livro Didático para os alunos do campo, dos cursos de formação inicial e continuada para professores oferecidos pelo PDDE Interativo o qual também aderimos, através do transporte escolar que é ofertado para transportar os alunos do campo para a cidade, o fortalecimento da merenda escolar através da agricultura familiar, cursos do Procampo que temos acesso através da Plataforma Freire e muitas outras ações das quais fazemos parte”. Maria Luiza ressaltou ainda que o homem do campo representa hoje um grande quantitativo da população e precisa ser valorizado, precisa ser respeitado na sua essência, precisa ter seu senso de pertencimento e precisa ser garantido a sua qualidade de vida.

Também estiveram presentes o Coordenador do Fórum, Pedro Mello, o responsável pelo Núcleo Regional de Educação do Recôncavo, Clóvis Ezequiel, Secretário de Educação de Cachoeira, Alexsandro Rocha, Sandra Fiúza da editora FTD, os vereadores Temístocles de Araújo e Ramon de Sena, o represente da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, João Carlos Gomes, Coordenador do Meio Ambiente, Luiz Gonzaga entre outras autoridades.

No evento também foram entregues a todos os participantes certificados.

Prefeito de Sapeaçu participa de I Encontro com Profissionais da Atenção Básica

Médicos, dentistas, enfermeiros e integrantes da coordenação, que atuam na Atenção Básica do município de Sapeaçu, participaram, na tarde desta quarta-feira (29/04/2015), de uma reunião com o Prefeito Municipal, Jonival Lucas, e com a Diretora de Promoção e Assistência a Saúde, Emmanuelle Daltro. O objetivo do encontro foi promover uma maior aproximação dos profissionais com a gestão municipal e convidá-los a participar ativamente de uma gestão compartilhada.

Para Emmanuelle, a Atenção Básica, desenvolvida pelos profissionais de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF), merece muita atenção por parte da gestão, pois é a base de todo o sistema de saúde. “Eu conto muito com vocês nesta nova caminhada e quero participar ativamente das atividades nas unidades de saúde, pois a saúde não é feita nos gabinetes, mas sim na comunidade, por meio de um grupo que se dedica diariamente a ela. Vocês estão de parabéns pelo trabalho realizado até aqui, mas nossa missão é avançar cada dia mais”, destacou a Diretora de Promoção e Assistência a Saúde. Emmanuelle ressaltou ainda que os encontros com profissionais de atenção básica já vem acontecendo desde a sua chegada ao município. Segundo ela, já foram realizadas duas reuniões muito proveitosas com os Agentes Comunitários de Saúde.

Nos próximos dias, Emmanuelle e Jonival Lucas visitarão todas as Unidades de Saúde da Família (USF) onde conversarão com todos os profissionais das unidades e com a comunidade com o objetivo de apoiar as equipes de saúde na estruturação dos serviços. Nestas visitas serão levantados os problemas de cada unidade e traçadas estratégias para superá-los de forma participativa, firmando compromissos e responsabilidades para a elevação da qualidade dos serviços.

Segundo Jonival, mais de 50% do sucesso da Saúde está no profissionalismo e no atendimento humanitário. “Acredito que, mesmo se você tiver um ambiente com equipamentos de última geração, se o profissional de saúde não tiver boa vontade no atendimento, a população não vai ser bem atendida. Por outro lado, um profissional dedicado, que exerça seu trabalho com amor e profissionalismo, vai definitivamente superar maioria das dificuldades ou falhas que às vezes existem. Por isso, me coloco à disposição de todos aqui para juntos trabalharmos ainda mais por uma Saúde melhor, contem comigo”, declarou.

“O encontro com os profissionais da Atenção Básica foi bastante proveitoso, onde pudemos nos aproximar, ainda mais, dos colegas de outras unidades, dos coordenadores e do prefeito. Um momento importante no qual foi discutido o planejamento, a organização e a avaliação do processo do trabalho desenvolvido na Atenção Básica municipal. Entendo, também, que podemos sempre fazer o melhor por nossa comunidade. É nisso que acredito e faço meu trabalho com muito amor”, disse Mayrena Almeida, enfermeira da USF Jucelia Felizardo de Santana, localizada no Pacheco.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]