Salvador: moradores pedem intervenção urgente da prefeitura em canal de Pernambués

Moradores de Pernambués reclamam de falta de higienização sanitária no bairro.
Moradores de Pernambués reclamam de falta de higienização sanitária no bairro.
Moradores de Pernambués reclamam de falta de higienização sanitária no bairro.
Moradores de Pernambués reclamam de falta de higienização sanitária no bairro.

“Mau cheiro insuportável e uns bichos estranhos e perigosos que aparecem aqui”, reclama D. Raimunda Damasceno sobre o canal da Rua Dois de Julho, em Pernambués. Mesmo com a atuação do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), a população contratou serviços particulares e ajuda na limpeza do canal. A rua já foi asfaltada. Os moradores cobram da prefeitura obras de pavimentação ao longo do trecho, que tem 1Km de extensão.

“Uma máquina e mais 20 caçambas já fazem toda a limpeza da área”, descreve o pastor Josadak Chagas, liderança em trabalhos no bairro. “Vinte cobras de médio porte e pelo menos duas peçonhentas com mais de quatro metros de comprimento foram retiradas do local”, conta Erinaldo Luiz dos Santos, um dos voluntários que se empenham para retirar toda a sujeira que se acumulou no canal pelos últimos dois anos. “Durante todo esse tempo, pedimos ao prefeito ACM Neto que olhasse por nossa comunidade, mas nada foi feito. A situação ficou tão caótica que tivemos, literalmente, teve que por a mão na massa”, completou Erinaldo.

“Criei meus filhos em meio ao perigo, com riscos à nossa saúde e com muita insegurança”, lembra D. Maria Moreira. “A água do canal corre a céu aberto, onde esgotos são despejados com grandes chances de contaminação por doenças às crianças que hoje andam na área. Em épocas de chuva, a água imunda invade nossas casas”, lamenta.

Na última semana, a comunidade de Pernambués se reuniu com o líder da oposição na Câmara de Vereadores, Suíca (PT), para reivindicar à prefeitura que realize a cobertura do canal e adequação do local. O edil levou ao Executivo um Projeto de Indicação para que a prefeitura assuma as obras no bairro.

“O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano prevê que é responsabilidade da administração municipal intervir em casos como este, pois compromete a preservação ambiental, a ordenação do espaço público e as condições sanitárias e higiênicas à população”, reforça o vereador sobre o projeto, que segue para apreciação no Executivo do município. A limpeza do canal deve terminar nesta quinta-feira (02/04/2015). O petista também solicitou ao governador Rui Costa um suporte do Estado para interceder pela comunidade na continuidade das obras.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106678 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]