Jipeiros invadem Chapada Diamantina na Semana Santa

Expedição organizada pelo Bahia Expedition vai passar por cidades como Lençóis, Andaraí, Mucugê e Igatu.
Expedição organizada pelo Bahia Expedition vai passar por cidades como Lençóis, Andaraí, Mucugê e Igatu.
Expedição organizada pelo Bahia Expedition vai passar por cidades como Lençóis, Andaraí, Mucugê e Igatu.
Expedição organizada pelo Bahia Expedition vai passar por cidades como Lençóis, Andaraí, Mucugê e Igatu.

A Semana Santa vai ser agitada, repleta de aventuras, contato com a natureza e muita tração nas quatro rodas para um grupo de 23 jipeiros que saem de Salvador com destino à Chapada Diamantina. A expedição de três dias, organizada pelo grupo Bahia Expedition, uma verdadeira família off road fundada em 2010 e composta atualmente por cerca de 130 associados, começa na próxima Sexta-Feira Santa (03/04/2015), na famosa Trilha do Roncador, um trecho de aproximadamente 30 quilômetros entre os municípios de Andarái e Lençóis formado por belas cachoeiras, rios, trechos arenosos e muita pedra. O evento também vai comemorar o Dia do Jipeiro, celebrado no sábado (04).

A trilha só pode ser feita por veículos 4×4. Dois comboios vão sair de Salvador em dias alternados: o primeiro já nesta quinta-feira (02) e o segundo na sexta-feira (03), sempre às 6h. Vão participar jipeiros que possuem diferentes modelos de veículos, a exemplo de Trollers, TR4s, Trackers, Jimmys e camionetes. Além da Trilha do Roncador, a aventura vai passar por cenários paradisíacos em Mucugê e Igatu.

A primeira expedição à Chapada organizada pelo Bahia Expedition aconteceu em 2013. O grupo também já promoveu diversos outros passeios por cenários belíssimos como Itacaré, Barra de Sirinhaém, toda a Linha Verde e até mesmo fora da Bahia, a exemplo da Serra de Itabaiana e Praia do Saco, em Sergipe, além do trecho litorâneo de Alagoas. “Qualquer pessoa que tenha um veículo 4×4 e que respeite a vida e a natureza pode participar do grupo e de nossas aventuras, mesmo quem esteja começando agora no esporte. Nosso espírito é sempre o da solidariedade e da união”, afirmou o presidente do Bahia Expedition, Marcelo Barros.

Ele frisou que uma das regras é dirigir com segurança e preservando o meio ambiente. “Quem pratica o 4×4 precisa, além dos itens normais de segurança e dirigir sempre sóbrio, de equipamentos básicos, como cintas, manilhas e kit de primeiros socorros. Também orientamos nossos membros a preservarem a natureza, nunca desmatando para fazer trilha ou jogando lixo em locais impróprios”.

O Bahia Expedition possui uma página na internet, que está em desenvolvimento, no endereço www.bahiaexpedition4x4.com.br. Há ainda uma comunidade no Faceboook. Além disso, as trilhas e passeios são agendados via grupo de Whatsapp. O grupo também desenvolve trabalhos sociais. Na Chapada Diamantina, por exemplo, serão distribuídos brinquedos e roupas a comunidades carentes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106840 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]