Governo do Estado decreta Situação de Emergência nos municípios de Candeias e Santo Amaro

Vista aérea de Candeias. Governo do Estado decreta situação de emergência.
Vista aérea de Candeias. Governo do Estado decreta situação de emergência.
Vista aérea de Candeias. Governo do Estado decreta estado de emergência.
Vista aérea de Candeias. Governo do Estado decreta situação de emergência.

O Governo do Estado publicou na edição deste sábado (17/04/2015) do Diário Oficial decretos declarando em ‘Situação de Emergência‘ os municípios de Candeias e Santo Amaro, localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em decorrência de danos causados pelas chuvas.

Em Santo Amaro, onde a Superintendência de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Casa Civil, constatou danos provados pelas inundações, o decreto se prolonga por 180 dias, para que haja pleno atendimento à população e as atividades econômicas afetadas. Em Candeias, atingida por deslizamento de solo/lama, será por 90 dias.

Nos dois decretos, que homologam a solicitação das prefeituras locais, o Governo justifica que compete ao Estado “preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adorar as medidas que se fizerem necessárias”.

Na última quarta-feira (15) o governador Rui Costa, acompanhado dos prefeitos de Candeias, Francisco Conceição, e de Santo Amaro, Ricardo Machado, apresentou a situação emergencial dos municípios ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em audiência em Brasília. O ministério  coordena as ações de apoio a municípios vítimas de desastres naturais

Na ocasião, Rui Costa informou que foram  apresentados relatórios dos dois municípios, solicitando ações de apoio emergencial do Ministério e da Defesa Civil Nacional. “Em Candeias, será elaborado um projeto para construção de várias encostas. Já em Santo Amaro foi feito projeto de alargamento e drenagem do rio que passa pela cidade. Uma outra opção para esse município seria a construção de uma barragem e, para isso, o Governo do Estado vai iniciar os estudos para fazer um anteprojeto e trazer ao Ministério”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111021 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]