Feira de Santana – Micareta 2015: Daniela Mercury e estilo ‘sofrência’ participam da festa

Daniela Mercury participa da micareta de Feira de Santana.
Daniela Mercury participa da micareta de Feira de Santana.
Daniela Mercury participa da micareta de Feira de Santana.
Daniela Mercury participa da micareta de Feira de Santana.

Sabadão com Daniela e a “sofrência” que o povo gosta

Se nos primeiros dias da Micareta de Feira de Santana 2015 a mutidão lotou o Circuito Maneca Ferreira, neste sábado (25/04/2015), dia em que tradicionalmente é registrado um maior público, a expectativa é ainda mais positiva. Aspecto que também é evidenciado pela grade de atrações, com grandes nomes do axé music, do padode e do arrocha.

A banda Timbalada vai arrastar na avenida um dos mais tradicionais blocos da festa momesca, o Bafo de Baco. Vai ser a prévia para a “sofrência” tomar conta do circuito da folia, com o cantor Tayrone Cigano, um dos ícones do movimento “arrocha” na atualidade, puxando o bloco que tem um nome bem sugestivo: “Tô na Sofrência”.

O folião pipoca virá em peso atrás do trio da rainha do axé, Daniela Mercury. Uma das principais cantora do ritmo genuinamente baiano vai relembrar sucessos que marcaram as três décadas do axé music. Uma apresentação que promete fazer a poeira levantar no Circuito Maneca Ferreira.

No mesmo tom, outra grande atração para o folião pipoca é Armandinho, que também vai arrastar os apaixonados pela música baiana. E a pipoca continuará muito bem servida com outras grandes atrações, como: É o Thcan, Oito7Nove4, e Mont Zion. Já na madrugada, o cantor Igor Canário traz para a avenida o Bloco do Patrão.

Afoxés propagam os encantos candomblé

Considerado por alguns como a forma diversa do maracatu, o ritmo Ijexá reinou no desfile dos afoxés no Circuito Quilombola, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. Foram cerca de 6hs de apresentações pela avenida, reunindo mais de 10 agremiações culturais de matiz afro, que mantêm a resistência e tradições em bairros periféricos, como Rua Nova e Baraúnas, berços das festas profano-religiosas na cidade.

A tradição do povo de origem afro, dos orixás, da busca por justiça e também os encantos do candomblé fizeram parte dos enredos dos desfiles dos afoxés que cruzaram a avenida João Durval Carneiro, cumprindo um percurso de cerca de 200 metros.

Pela avenida desfilaram os afoxés Filhos de Ogum, Filho de Nanã, Estrela do Oriente, Axé Toriefan, Guian Filhos de Oxalá, Oguian, Filhos da Luz, Logun Edé e Pomba de Malê. Ainda a participação especial da escola de samba Brasil Meu Samba e do bloco afro Sorriso Negro.

Puxada por cerca de 100 participantes cada, as agremiações desfilaram pela avenida durante uma média de 20 minutos, tempo suficiente para dar eco à cultura de origem afro tão fortemente enraizada em Feira de Santana.

O coordenador do Circuito Quilombola, Chico Sobrinho, informa que os desfiles prosseguem até este domingo, 26, marcando o encerramento da Micareta 2015.

Na programação para este sábado, 25, o desfile de 13 blocos afro e um bloco de reggae enquanto o domingo, 26 será reservado para o desfile de quatro escolas de samba e três blocos afro. “Os resultados dos desfiles serão anunciados posteriormente, em data ainda a ser definida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)”, explica o coordenador do circuito.

A pontuação de cada entidade nos desfiles é avaliada por um jurado, formado por Elder Conceição, Carlos Silva, Kary Costa, Antônio Silva, Ozi França, Paulo Santos e presidida por Luiz Carlos.

Folião fica até o final para ver Robyssão

Nem a chuva nem o horário impediu. Os amantes do pagode ostentação ficaram na avenida para ver o Bailão do Robyssão. Um verdadeiro mar de gente acompanhou uma das últimas atrações do segundo dia oficial da Micareta de Feira de Santana.

A atração puxou o bloco “Beija ou Desce”, porém, a pipoca também acompanhou e aproveitou até os últimos minutos a apresentação do cantor Robyssão.

Durante todo percurso no circuito Maneca Ferreira ele cantou os seus sucessos e também de outras bandas. O “Pagofunk” fechou a festa.

Tuca prometeu e cumpriu: o chão tremeu

Tuca Fernandes prometeu em entrevista e cumpriu: o chão da avenida Presidente Dutra tremeu na madrugada deste sábado, 25, na Micareta de Feira de Santana.

Arrastando o folião pipoca pela primeira vez em sua carreira solo, o cantor contagiou a galera com os seus antigos e novos sucessos. Não houve quem não caísse na dança durante o percurso.

A Pipoca do Tuca foi uma das últimas a desfilar na avenida e comprovou que o público está disposto a curtir a festa até o final, com toda energia.

Bell ressalta amor do público feirense na Micareta

Bell na avenida é sinônimo de um mar de gente a acompanhar um dos grandes nomes da Axé Music. Em seu segundo ano, como carreira solo, na Micareta de Feira de Santana, Bell Marques saciou o desejo de muitos seguidores, que acompanham a nova fase do cantor, cantando antigos sucessos da sua trajetória e novas canções, a exemplo da recém-lançada “Eterno Enquanto Dure”.

As duas vias da avenida Presidente Dutra, palco da folia de Momo, foram ocupadas por milhares de foliões que o seguiam atrás do trio elétrico, sem cordas.

Em frente ao camarote oficial, Bell falou da satisfação em participar, mais uma vez, da festa e agradeceu ao prefeito José Ronaldo de Carvalho a oportunidade em cantar especialmente para o folião pipoca.

“É um prazer tocar para esse povo que me elegeu como artista do coração deles”, disse. Bell falou da importância da Micareta e a intitulou como um “palco diferenciado”.

Em seguida, vez uma dobradinha com o cantor Djalma Ferreira – uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. E juntos cantaram o grande sucesso “Meia Lua Inteira”, composta por Carlinhos Brown.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108663 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]