Feira de Santana: Escola Mãe dos Humildes recebe menção honrosa da Academia de Educação

Reginaldo da Silva Santos recebe premiação em nome da escola.
Reginaldo da Silva Santos recebe premiação em nome da escola.
Reginaldo da Silva Santos recebe premiação em nome da escola.
Reginaldo da Silva Santos recebe premiação em nome da escola.

Por ter desenvolvido uma experiência inovadora com o projeto pedagógico batizado de ECA na Escola: a criança como protagonista de seus direitos, o coordenador da Escola Municipal Mãe dos Humildes, professor Reginaldo da Silva Santos, recebeu na quinta-feira passada (16/04/2015) uma menção honrosa. A láurea fora concedida na noite que marcou a entrega do prêmio Educador do Ano ao professor Claudenir Moreira Machado pelos relevantes serviços prestados à educação em Feira, realizado pela Academia de Educação de Feira de Santana, no Centro Universitário de Cultura e Arte.

Num discurso emocionado o professor Reginaldo disse que o projeto desenvolvido pela Escola Municipal Mãe dos Humildes se constituiu numa experiência de cunho educacional voltado para a formação da consciência crítica da criança e do adolescente no que tange à legislação que lhes protegem. Segundo o professor, o projeto não foi apenas mais uma atividade escolar, “mas foi um principio de vida ativo em toda a comunidade”.

Segundo ele, o ponto mais alto do projeto, foi uma ação que não estava contemplada na sua metodologia. “Recebi uma mãe desesperada, chorando as angústia de ter sua filha de 12 anos desaparecida a caminho da escola, há 14 dias. Naquele momento sentir as dores daquela mãe como se sua filha fosse minha também e motivei toda a escola, comunidade e imprensa para nos ajudar. E graças a Deus conseguimos localizar a estudante e restaurar a alegria daquela família”. O professor teve seu discurso interrompido por aplausos e lágrimas.

Além da Mãe dos Humildes outras duas escolas foram laureadas com a honraria. A Profa. Maídia Alves de Lima, (Escola Municipal Antonio Eloi da Costa); Profa. Rosiene Figueredo Rodrigues, (Colégio Estadual Edith Machado Boaventura). Prestigiando o evento, a secretária de educação do município, Jayana Ribeiro disse que a moção às escolas sinaliza que “A Mãe dos Humildes desenvolve um excelente trabalho naquele distrito e a Antonio Eloi, aqui na sede, que com atividades interessantes vem combatendo a evasão através da fanfarra, então esta é uma homenagem bem significativa que tem grande relevância para a educação municipal”, avaliou.

Esta é a primeira vez, segundo a presidente da Academia, professora Anaci Paim, que outros professores recebem menção honrosa. “Esta é uma ação inédita na noite de outorga do prêmio que já está em sua quinta edição. Prestigiamos estes trabalhos em execução pela forma, coragem e pela referência do que foi desenvolvido e, sobretudo, pelos resultados positivos para as unidades escolares. Nossa intenção é continuar”, disse a professora.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]hia.com.br.