Feira de Santana: crianças da rede municipal de ensino plantam 500 árvores na Avenida Nóide Cerqueira

Plantio de Arvores na Noide Cerqueira.
Plantio de Arvores na Noide Cerqueira.
Plantio de Arvores na Noide Cerqueira.
Plantio de Arvores na Noide Cerqueira.

O plantio de 500 mudas de árvores por crianças da rede municipal de ensino e também de uma escola da rede privada, ao longo de sete quilômetros  do canteiro central da Avenida Nóide Cerqueira, na manhã desta  sexta-feira, (17/04/2015), ganhou a adesão imediata de vários segmentos sociais, e é uma iniciativa  do Programa Feira Sustentável, lançado no dia 15 de abril, com vistas a promover ações de mobilização da sociedade civil.

O Feira Sustentável está inserido no Programa Ecobairro, respaldado institucionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), que firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo com Paulo Santos, coordenador regional do Ecobairro, a mobilização das crianças em torno do plantio de árvores originárias dos biomas da Caatinga e da Mata Atlântica, a exemplo de Pau-brasil, Pau-ferro, pau-formiga, ipê-roxo, ipê- amarelo, ipê-rosa, oiti, sibiriúna, quaresmeiras, amoreira e angico “mostra o compromisso real do poder público em aumentar as áreas verdes da cidade,  um dos requisitos principais para ajudar nas mudanças climáticas, e o Ecobairro está muito feliz porque Feira de Santana já se encontra nesta direção”, disse o representante da ONU.

Quanto às árvores que serão removidas da Avenida Getúlio Vargas para a implantação do BRT, o ambientalista ponderou que é natural que projetos desta magnitude cause algum tipo de reação, “ mas, o mais importante é conhecer o relatório que a secretaria de Meio Ambiente, respeitando os termos legais de reparação de árvores para esta artéria”, disse Paulo Santos, ao ressaltar: “ O  que mais temos visto é uma ação diária no plantio de novas árvores, portanto, nós temos que olhar o todo da cidade e ajudar o poder público a ampliar a quantidade de árvore existente”.

Para o sociólogo Carlos Romero Carvalho, titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente ( organismo atrelado à Secretara Estadual de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan),  e do Conselho de Meio Ambiente de Feira de Santana, que defende o conceito de cidade ecologicamente  equilibrada, “ quando uma criança planta uma árvore estimula a todos nós a termos um olhar de preservação ambiental da cidade”.

Sobre a necessidade da retirada de algumas árvores da Avenida Getúlio Vargas para a implantação de três estações do BRT, Romero, apesar de questionar a localização do projeto, chama a atenção para o fato de que a maioria das árvores existentes neste logradouro ser classificada como exótica, não sendo amparada em nenhuma legislação ambiental com vistas a sua preservação, “ o que não ocorreria se fossem espécies nativas”, afirmou.

Manutenção do plantio

Mantendo o espaçamento de doze metros de distância entre as mudas, cada uma das quinhentas árvores recebe o nome da criança que a plantou. Portando uma altura média de 1,800 cm( um metros e oitocentos centímetros), em dois anos terão copas numa altura que já produzam sombra, graças ao trabalho técnico que foi desenvolvido desde a limpeza e aeração e controle de acidez  do solo –calagem-, e a fertilização que será feita em cobertura.

A área plantada sofrerá uma manutenção contínua, sendo regada diariamente, em toda a sua extensão, segundo assegurou Deodato Peixinho, diretor do Departamento de Parques e Jardins, ao ressaltar que, desde 2013, já foram substituídas 400 árvores na cidade que se encontravam comprometidas. “Este trabalho de substituição de árvores é de suma importância para a cidade, e a nossa meta e chegar até o final do ano com 1.500 árvores”.

Presidida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, a ação foi acompanhada por vários segmentos sociais, veículos de comunicação, lideranças políticas, diretores e secretários  e municipais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115190 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.