Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que Operação Lava Jato é importante para fortalecer democracia

Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, impeachment não pode ser "objeto de um desejo".
Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, impeachment não pode ser "objeto de um desejo".
Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, impeachment não pode ser "objeto de um desejo".
Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, impeachment não pode ser “objeto de um desejo”.

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (FHC) disse hoje (22/04/2015) que a prioridade para o país deve ser a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, em vez da discussão sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, sem que haja provas concretas de eventuais irregularidades cometidas por ela no governo.

Em sua décima segunda fase, a operação investiga lavagem de dinheiro em um esquema de desvio de recursos na Petrobras, grandes construtoras e políticos de diversos partidos.

“Minha opinião sobre a matéria é conhecida. Impeachment não pode ser objeto de um desejo. É um processo. Ele existe quando ocorrem certas condições, prescritas pela lei e nas quais os responsáveis incidiram. Isso depende de aprofundar os processos.”

Para o ex-presidente, a questão central no Brasil de hoje, “sempre tendo em vista o fortalecimento da democracia, é levar adiante a Operação Lava Jato e suas consequências”.

Após evento sobre a política de drogas no Rio de Janeiro, FHC negou divergências internas com seu partido, o PSDB, em que alguns líderes, como o senador Cássio Cunha Lima (PB), defendem o impeachment de Dilma.

Segundo Fernando Henrique Cardoso, alguns setores do partido podem estar mais próximos “de segmentos da sociedade”, que defendem a impugnação do mandato de Dilma. “Eu prefiro manter um distanciamento e olhar a situação “como um todo”.

“Não é [estar] em contradição com líder tal ou qual. Eles estão cumprindo o dever deles, de expressar com mais força o sentimento de segmento da sociedade. Na verdade, não quero me limitar a segmentos. Estou olhando o conjunto do país e sua perspectiva histórica”, concluiu.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110063 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]