Corpo de Antônio Abujamra será velado a partir das 23h em São Paulo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio Abujamra faleceu aos 82 anos.
Antônio Abujamra faleceu aos 82 anos.
Antônio Abujamra faleceu aos 82 anos.
Antônio Abujamra faleceu aos 82 anos.

O velório do ator, dramaturgo e apresentador Antônio Abujamra começará às 23h desta terça-feira (28) no Teatro Sérgio Cardoso, na Rua Rui Barbosa, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo. Ele morreu na manhã de hoje (28/04/2015) em casa, vítima de infarto. Segundo sua assessoria, a cremação do corpo está marcada para amanhã (29), às 13h, no Crematório Vila Alpina, na zona leste da capital.

A carreira de Abujamra começou em Porto Alegre, onde atuou na peça Assim É se lhe Parece, uma produção do teatro amador universitário da capital gaúcha. Em 1961, dirigiu Raízes, de Arnold Wesker, com Cacilda Becker. De acordo com o Museu da TV, entre 1962 e 1963, Abujamra fundou o grupo Decisão, baseado na técnica brechtiana para o teatro político. O trabalho, no entanto, teve fim com o Ato Institucional número 5 (AI-5), da ditadura militar.

Abujamra comandou mais de 150 montagens teatrais. A carreira de ator profissional, no entanto, começou tarde, apenas em 1987. Em 1998, participou do júri do Festival Mundial de Televisão de Monte Carlo, no Principado de Mônaco, como único convidado latino-americano, ao lado de estrelas do cinema mundial, como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin. No Festival de Cinema de Gramado de 1989, recebeu o prêmio Kikito de melhor ator pelo filme Festa, de Ugo Giorgetti.

O trabalho de Abujamra inspirou parentes. O filho, André, é ator e músico e as sobrinhas, Clarisse Abujamra e Iara Jamra, são atrizes.

Desde 6 de agosto de 2000, Abujamra apresentava o programa Provocações, da TV Cultura, exibido todas as terças-feiras, às 23h30, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 4h30, e retransmitido pela TV Brasil.

Morre em São Paulo o ator e diretor Antônio Abujamra

O ator, dramaturgo e diretor de teatro Antônio Abujamra morreu hoje (28) aos 82 anos, na casa dele, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. O apresentador do programa Provocações, da TV Cultura, era conhecido no meio artístico como Abu e deixa dois filhos e dois netos.

Em sua página no Facebook, consta que a irreverência era um traço marcante das suas encenações, além de um humor crítico em relação a tabus sociais. A carreira de Abujamra começou em Porto Alegre, onde atuou na peça Assim é que parece, uma produção do teatro amador universitário da capital gaúcha.

Abujamra trabalhou como diretor da extinta TV Tupi. Em 1998, participou do júri do Festival Mundial de Televisão de Monte Carlo, no principado de Mônaco, como o único convidado latino-americano, ao lado de estrelas do cinema mundial como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin.

O trabalho de Abujamra inspirou parentes. Ele tem um filho ator e músico, André Abujamra; além de duas sobrinhas, as atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra.

Desde 6 de agosto de 2000, ele apresentava o programa Provocações, da TV Cultura, exibido todas as terças-feiras, às 23h30, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 4h30. Este programa vinha sendo retransmitido pela TV Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113674 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]