Convênio entre governo e associação beneficia produtores de flores em Maracás

Governador Rui Costa e secretário Jerônimo Rodrigues assinam convênio que beneficia produtores de flores.

Governador Rui Costa e secretário Jerônimo Rodrigues assinam convênio que beneficia produtores de flores.

Com o objetivo de recuperar a cobertura das estufas de produção de flores no município de Maracás, sudoeste baiano, o governador Rui Costa e o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, assinaram, nesta sexta-feira (24/04/2015),um  convênio com a Associação Maracaense de Agentes Floricultores (Amaflor), dentro do programa Flores da Bahia.

O convênio, no valor de cerca de R$ 50 mil, tem a finalidade de fortalecer e incentivar à cooperação, promover a integração social e aumentar a produtividade e melhoria de qualidade das 30 famílias da agricultura familiar que compõem a entidade. A ação garante, atualmente, o sustento dessas 30 famílias de pequenos produtores associados e  está trabalhando com 20 espécies florais.

 “Hoje demos passos importantes para beneficiar três setores diversos em Maracás. O primeiro, esse convênio para fortalecer e estimular a produção de flores; o segundo, relacionado à cadeia do leite, onde já deixamos marcado um encontro com produtores da região para articular melhorias para o segmento; e ainda firmamos compromisso de agenda também com os produtores da cadeia do mel, junto aos apicultores da região”, destacou o secretário Jerônimo Rodrigues.

Para a presidente da associação, Damiana Dias da Silva Oliveira, a assinatura desse convênio significa garantir melhores condições de trabalho aos associados, além de dinamizar a produção. “Vai melhorar a estrutura da nossa estufa e do gotejamento e poderemos investir mais no plantio com novas variedades de flores”.

Na Bahia, a produção de flores está baseada na predominância de pequenos e médios produtores, através de associações. Ao longo dos últimos anos, a floricultura se caracteriza como um dos mais promissores segmentos do desenvolvimento econômico do município. O Projeto “Flores da Bahia” foi introduzido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Após a assinatura do convênio,  o titular da SDR visitou o projeto para conhecer de perto quais as dificuldades enfrentadas e conversou com os associados. “Essa é a minha primeira visita ao projeto e me comprometo a voltar para juntos discutirmos a melhor maneira de  garantir a qualidade na floricultura,  promovendo geração de emprego e renda e sustentabilidade aos produtores da agricultura familiar”.

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]