Comissão de Saúde aprova dois requerimentos de autoria do Deputado Estadual José de Arimateia

Comissão de Saúde aprova dois requerimentos de autoria do deputado josé Arimateia.
Comissão de Saúde aprova dois requerimentos de autoria do deputado josé Arimateia.
Comissão de Saúde aprova dois requerimentos de autoria do deputado  josé Arimateia.
Comissão de Saúde aprova dois requerimentos de autoria do deputado josé Arimateia.

A manhã desta terça-feira (28/04/2015) foi marcada por mais uma pauta de grande interesse do povo baiano na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia. Vice-presidente do Colegiado, José de Arimateia (PRB) propôs duas políticas, que serão discutidas em audiências públicas. A primeira acontecerá no dia 19 de maio e vai discutir ações de atenção ao portador de lesões de pele crônicas. Já a segunda, prevê a construção de uma rede de atenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) na Bahia e será no dia 26 de maio. As ocasiões serão realizadas às 10h15.

Ao considerar o número de portadores de feridas crônicas no Brasil que passam a ocupar leitos de hospitais, quando o tratamento pode ser feito de forma ambulatorial, o parlamentar verificou que, na Bahia, este quadro se repete. Atento a isso, Arimateia pretende discutir, nesta audiência pública, a melhor política para o rodízio de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Um dos grandes problemas da nossa Saúde Pública é a falta de leitos, por conta de pacientes que permanecem por muito tempo nos hospitais”, pontuou.

No dia 26 de maio, um outro assunto será tratado. Desta vez, será discutida a política de implantação da Rede Bahia de AVC, que objetiva a prevenção e o tratamento da enfermidade, retirando das instituições médicas pacientes que podem ser tratados em internamento domiciliar ou hospitais especializados em crônicos, como é o caso do Hospital Carvalho Luz, localizado em Salvador. Com isso, a Bahia será o plano piloto do Ministério da Saúde, que já tem em prática a Rede Brasil de AVC, se tornando o primeiro estado a implantar a Rede.

Estas ações trarão ao país e ao estado o funcionamento efetivo dos procedimentos de média complexidade, adequando o atendimento à real demanda dos pacientes. “A implantação dessas políticas públicas é de enorme importância, porque vai desafogar hospitais, diminuir custos para o Governo Federal e dar uma melhor perspectiva de tratamento aos pacientes, trabalhando a prevenção e melhorando sua qualidade de vida”, concluiu Arimateia.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108298 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]