Vereadores de Feira de Santana criticam estrutura do aeroporto e falta d’água em distrito

Roque Pereira: fiquei decepcionado com alguns comentários que eu ouvi na minha viagem a São Paulo, no que diz respeito à acomodação do Aeroporto de Feira.
Roque Pereira: fiquei decepcionado com alguns comentários que eu ouvi na minha viagem a São Paulo, no que diz respeito à acomodação do Aeroporto de Feira.

Em discurso na tribuna da Casa da Cidadania, nesta terça-feira (03/03/2015), o vereador Roque Pereira (PTN) informou que, ontem à noite, juntamente com o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) e os secretários Welligton Andrade (Agricultura), Ebenezer Tuy (Transporte e Trânsito) e Paulo Aquino (Governo), participou de uma reunião ocorrida no Povoado do Socorro, no distrito de Tiquaruçu, convocada pelos dirigentes da Associação Nossa Senhora do Socorro, Ronaldo e José Paulo, presidente e vice-presidente, respectivamente.

Ele disse que a reunião teve como objetivo apresentar ao Governo do Município os pleitos dos moradores daquela localidade, entre eles, a reforma da escola municipal, ampliação da rede de energia elétrica, limpeza dos tanques das pequenas propriedades e melhoria no transporte público.

O vereador disse que o prefeito se comprometeu em atender aos anseios para promover os avanços sociais na comunidade. Roque aproveitou o ensejo para parabenizar a iniciativa do chefe do Executivo Municipal em sair do gabinete e ouvir e atender in loco a população, principalmente da zona rural.

Aeroporto

Mudando de foco, o vereador informou que, recentemente, esteve no estado de São Paulo, na cidade de Campinas, onde teve a oportunidade de viajar de avião por meio do Aeroporto João Durval Carneiro, de Feira de Santana.

“Fique muito feliz pelo tratamento que o pessoal da empresa Azul vem dando à Feira de Santana, mas ao mesmo tempo fiquei decepcionado com alguns comentários que eu ouvi na minha viagem a São Paulo, no que diz respeito à acomodação do Aeroporto de Feira”, disse Roque Pereira.

Entre as reclamações dos usuários, de acordo com Roque, estão: “malas dos passageiros expostas às intempéries, falta de ar condicionado e tamanho minúsculo das salas de recepção, embarque e desembarque”. Em sua opinião, “o Governo do Estado deveria investir um pouco mais para entregar um aeroporto à altura da cidade de Feira de Santana”.

Telefone fixo

Ainda em seu discurso, o edil parabenizou mais uma ação do presidente do Legislativo Feirense, Reinaldo Miranda – Ronny (PSDB), em prol dos vereadores, que é a viabilização de um telefone fixo no plenário da Casa da Cidadania. Segundo Roque Pereira, somente na gestão do ex-presidente da Câmara, Oyama Figueiredo, que os edis tinham direito a esse benefício.

Tom faz alerta com relação às cooperativas

O vereador Ewerton Carneiro – Tom (PTN), nesta terça-feira (03/03/2015), na Câmara Municipal de Feira de Santana, chamou atenção para situação irregular de algumas cooperativas que atuam no município. O edil alertou o poder público para que tome conhecimento da situação de algumas empresas antes de fazer novas contratações.

“Vou iniciar meu alerta ao Governo Municipal quanto à contratação de cooperativas médicas e as demais. Digo iniciar, pois ainda não conclui a apuração”, ressaltou.

Segundo Tom, é um valor alto que o Município gasta com cooperativas. “Identificamos um pagamento aproximado de R$ 52 milhões entre o dia 1º de janeiro de 2014 até o dia de hoje 03 de março”, informou.

Ele lembrou que fiscalizar é também papel do vereador. “Entre as várias atribuições do vereador, está fiscalizar o gasto do dinheiro público, por isso estarei acompanhando mais de perto a contratação, o prazo, os valores e os contratos”, afirmou Tom, informando que haverá uma nova licitação para contratação de cooperativa médica, no próximo dia 10.

Em aparte, o vereador David Neto (PTN) defendeu uma cooperativa, que, segundo ele, arca com os seus deveres. “Temos uma cooperativa que é um exemplo de cooperativa, que zela pelos seus cooperados, que é a Coofsaúde. É uma das cooperativas que é um grande exemplo para Feira de Santana, que anda nos trilhos igual a um trem. Mas, temos cooperativas irregulares que não pagam seus tributos”, afirmou David Neto, sem citar nomes.

Em seguida, o líder do Governo na Câmara, José Carneiro (PSL), assegurou que o Município não faz contratação irregular de cooperativas.

Isaías de Diogo denuncia falta de água em Jaíba

O vereador Isaías de Diogo (PPS), em sua fala na tribuna da Casa da Cidadania, nesta terça-feira (03), denunciou a falta de água no distrito de Jaíba e criticou o serviço prestado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

“Ontem, eu estive com representantes de Jaíba, que estão reclamando a falta de água que está acontecendo ali naquele distrito. Quero chamar atenção da Embasa, que fornece água não só para Jaíba como para toda a cidade”, disse.

Isaías ressaltou, com base em informações dos moradores, que somente no final da semana haverá o retorno do abastecimento de água naquela localidade. “Segundo informações, a água só chegará a Jaíba na sexta-feira. Quero chamar atenção dos comerciantes, do posto de saúde, da escola; todos ficarão prejudicados por conta da Embasa, que, infelizmente, está preocupada apenas com recursos financeiros, mas com os seus clientes não se preocupa”, criticou o edil.

Para o vereador, a escassez de água potável na zona rural é fruto da “irresponsabilidade e falta de compromisso da Embasa”. Isaías informou que vai solicitar à Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural que faça o abastecimento com carros-pipa no distrito de Jaíba, até que seja solucionado o problema.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110916 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]