Salvador: 2º Seminário em Música Contemporânea do MAB

Ensemble Musicum Collegium.
Ensemble Musicum Collegium.
Ensemble Musicum Collegium.
Ensemble Musicum Collegium.

De volta das férias, o MAB realiza seu segundo seminário, com homenagens ao mês da mulher e convidados vindos da França, Suécia e Portugal

Depois de dois meses de intervalo, a série de eventos dedicados à música de concerto contemporânea MAB 2014-15 – Música de Agora na Bahia – retorna com seu segundo seminário, sempre trazendo convidados de alto gabarito do Brasil e do mundo. O MAB tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.

No mês da mulher, os destaques do seminário são o concerto temático A Mulher na Música Contemporânea e a compositora convidada Tatiana Catanzaro.

No primeiro, a soprano Ananda Andrade, a flautista Elisa Goritzki e a violoncelista Adriana Holtz se reúnem em uma ocasião inédita na Bahia para interpretar composições (algumas delas encomendadas pelo MAB) de autoras como Thais Montanari, Aline Novais, Nathália Martins, Daiana Maciel, Ananda Lima e Tatiana Catanzaro. O concerto desempenha um papel provocador e pretende catalizar um debate sobre o papel da mulher na música contemporânea, que será tema de uma mesa do seminário.

Tatiana Catanzaro, aliás, é uma conceituada compositora paulista que vem ao seminário ministrar um Mini-curso de Composição, além de fazer consultas criativas individuais com os participantes do curso e proferir uma palestra. Entre outras honrarias, Catanzaro foi agraciada em 2009 com uma Commande d’Etat pelo governo francês, a fim de desenvolver seu trabalho ao lado do ensemble l’Itinéraire.

Mas nem só das moças vive o seminário do MAB

Da França vem uma verdadeira sumidade: o maestro Jean-Sébastien Béreau. Aluno de dois dos maiores compositores franceses do século 20 (Darius Milhaud e Olivier Messiaen), Béreau vem à Bahia para dirigir um ensemble de intérpretes selecionados para a preparação e montagem de quatro obras escritas por jovens compositores, especialmente para o concerto de encerramento do Seminário.

Da Suécia vem o trompista Sören Hermansson. Múltiplas vezes premiado, o solista e compositor é bastante requisitado pelas orquestras mais conceituadas na Europa. No seminário do MAB, Sören será destaque em palestra e projeção sonora especial.

Finalmente, Portugal, o país que mais prestigia o MAB, nos agracia com seu Ensemble DME – Collegium Musicum Electroacústico. Com diversas apresentações nas melhores casas de concerto da Europa, o Ensemble é dedicado à música de concerto com suas interfaces com a eletroacústica. No seminário do MAB, apresenta obras de compositores mundialmente consagrados, a exemplo de João Pedro Oliveira (Portugal), Mario Mary (Argentina), Keiko Harada (Japão), Sílvio Ferraz (Brasil) e Iánnis Xenakis (Grécia), assim como compositores brasileiros da nova geração da música contemporânea de concerto.

Vale lembrar que os concertos têm preços populares e que o seminário é aberto ao público em geral, com parte das atividades, como oficinas e cursos, dirigidas aos músicos, estudantes e professores de música.

Atividades do seminário 

Mini-curso de Composição com Tatiana Catanzaro

 Workshop para Compositores e Intérpretes com Jean-Sébastien Béreau (França)

Workshop com José Pedro Sousa e Ludovic Afonso (Portugal)

Palestras de Sören Hermansson (Suécia), Jaime Reis (Portugal) e Tatiana Catanzaro

Mesa com compositores e compositoras

Concertos 

Programação de concertos – Sempre no Teatro ACBEU (Corredor da Vitória, 20h)

24/03: Conexão Brasil-Portugal, com Joana Guerra e Carlos Silva (Portugal) e Duo Robatto (Salvador)

25/03: Concerto Ensemble Collegium Musicum Electroacústico (Portugal)

26/03: Concerto Temático: A Mulher na Música Contemporânea. Um trio de musicistas apresenta obras de seis compositoras. Com Ananda Andrade, Elisa Goritzki e Adriana Holtz

27/03: Projeção Sonora Especial com Sören Hermansson (Suécia)

28/03: Concerto de encerramento, com Jean-Sébastien Béreau e o Ensemble do Seminário

Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

O que é MAB 

O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.

O MAB vem sendo realizado desde julho de 2014 e se estenderá até dezembro de 2015 e visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural.

O projeto contará com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil.

O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111004 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]