Rede pública de saúde de Feira de Santana ganha salas cirúrgicas para transplante de rins e núcleo de oncologia

Vista aérea de Feira de Santana. Município recebe investimentos no setor de saúde.
Vista aérea de Feira de Santana. Município recebe investimentos no setor de saúde.
Vista aérea de Feira de Santana. Município recebe investimentos no setor de saúde.
Vista aérea de Feira de Santana. Município recebe investimentos no setor de saúde.

No final da tarde desta quinta-feira (27/03/2015), o líder do governo e deputado estadual, Zé Neto (PT), acompanhou a Dr. Sandra Peggy, diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Dr. Paulo Carneiro, provedor da Santa Casa de Misericórdia e Dr. Augusto Mota, oncologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACOM, além de outros representantes, em reunião com o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas. Entre as pautas do encontro estava o apoio do Governo Estadual na equipagem de duas salas cirúrgicas para atender a população de Feira de Santana e cidades vizinhas dando início as cirurgias de transplante de rins no hospital.

O deputado Zé Neto falou da sua participação nas negociações. “Meu papel aqui hoje é de interlocutor para dar sequência a um trabalho que já vinha sendo tecnicamente desenvolvido pela secretaria, que é a finalização dos procedimentos para dar início aos trabalhos de transplante de rins em Feira. Vale destacar que o Estado entrará com a infraestrutura e equipamentos “, afirmou.

A previsão é de que até junho deste ano o hospital esteja pronta para realizar transplante de rins, nas novas salas cirúrgicas.

Zé Neto também comemorou outra boa notícia para a região, que foi a aquisição de mais um equipamento de radioterapia para Feira de Santana, que será implantado na UNACOM. “As notícias são por demais positivas, na medida que teremos não só as duas salas de cirurgia para realização de transplantes de rins no Hospital Dom Pedro de Alcântara, teremos também a aquisição do novo equipamento de radioterapia melhorando o atendimento de oncologia. Assim, firmamos o compromisso com o Secretário Fábio, para que haja agilidade na implantação do equipamento”, concluiu.

O acelerador linear, equipamento de radioterapia, será segundo na UNACOM. Vale destacar que o município ficou 39 anos sem ter um núcleo de oncologia. O 1° foi implantado há três anos, com o apoio do, até então governador Jaques Wagner. Hoje, 110 pacientes fazem o tratamento de radioterapia, e a previsão é que esse número dobre com a implantação do novo núcleo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112722 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]