Líder do governo Rui Costa defende investimentos estaduais na cultura feirense

Deputado José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) e secretário Jorge Portugal.
Deputado José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) e secretário Jorge Portugal.
Deputado José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) e secretário Jorge Portugal.
Deputado José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) e secretário Jorge Portugal.

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto, esteve durante toda a tarde desta sexta-feira (27/03/2015) com o secretário de cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, para visitar espaços culturais importantes para a cidade de Feira de Santana. No início da tarde, Zé Neto e Jorge Portugal visitaram o Centro de Cultura Amélio Amorim para analisar as possibilidades de reforma do espaço. Em seguida, a dupla visitou as instalações do antigo Derba para analisar a possibilidade de utilizar algum dos espaços livres para a área da cultura na cidade.

Para o secretário Jorge Portugal, o dia foi produtivo para que as ações possam ser aceleradas: “Hoje passei a tarde inteira em Feira de Santana. Foi um passeio cultural dos mais relevantes. Visitamos o Centro Cultural Amélio Amorim, a Abóbora e o Carro de Boi. É aí que vem o primeiro esforço, que é o de fazer a reforma num lugar onde a arquitetura é única, magnífica e que tem um valor artístico muito grande. É necessário que se recupere e que se dê de volta aquele tesouro para o povo de Feira de Santana. E no antigo Derba nós vimos alguns espaços apropriadíssimos para serem utilizados em prol da cultura, para oficinas, para essa galera toda que está fazendo cultura, que está estreando na área da cultura… Eu vim, olhei, me apaixonei por muita coisa que vi e saio daqui muito mais motivado para poder colocar o pé no acelerador dessas realizações.”

Segundo Zé Neto, “o secretário de cultura está disposto a ajudar Feira de Santana nos aspectos necessários ao fomento da cultura para que tenhamos na cidade mais espaços onde seja possível fazer com que as movimentações ganhem corpo e tenham como se desenvolver. Visitamos o Centro de Cultura Amélio Amorim, fizemos uma avaliação minuciosa acerca da necessidade de recuperação tanto da Abóbora quanto do Carro de Boi. Vale lembrar que a primeira parte do teatro já foi totalmente executada. Também foi muito importante a visita que fizemos ao antigo Derba, que hoje desativado vai abrir vários espaços que devem ser utilizados em função pública, e eu não podia deixar de levá-lo para conhecer essas estruturas e saber como o Governo poderá utilizar para o desenvolvimento cultural de nossa região”, declarou.

Visita à Neojiba

Ainda na tarde desta sexta-feira (27), Zé Neto, juntamente com o secretário de cultura do Estado, Jorge Portugal, visitou o núcleo da Orquestra Neojibá em Feira de Santana no Instituto Gasparini, na Cidade Nova. Para Portugal, o projeto irá contagiar até mesmo as cidades próximas à Feira: “Fomos ver o ensaio da Neojibá de Feira de Santana, e isso me deixou absolutamente encantado. Aquela meninada faz um trabalho musical e social dos mais importantes na Bahia, e que em Feira, sem dúvida, nenhuma vai contagiar todas as cidades que estão no entorno.

A Neojibá em Feira já conta com 26 crianças e adolescentes, e em agosto, 6 desses jovens serão monitores do projeto que se estenderá ao bairro George Américo. Para Zé Neto, que sempre incentivou a ideia, esse é um projeto que já está mudando a realidade de muitas pessoas: “Esse é um projeto que vem dando certo e mudando a vida das pessoas. Fizemos uma visita aos meninos para prestigiar esse belíssimo trabalho. Em agosto, no George Américo, teremos mais 100 jovens daquela localidade que farão parte da Neojibá.”, concluiu o deputado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]