Governo da Bahia apresenta plano de ações e reforça eixo social do Pacto pela Vida

Plano de ações reforça eixo social do Pacto pela Vida.
Plano de ações reforça eixo social do Pacto pela Vida.
Plano de ações reforça eixo social do Pacto pela Vida.
Plano de ações reforça eixo social do Pacto pela Vida.

Prevenção da criminalidade e redução dos índices de violência são o foco do novo planejamento das câmaras setoriais de Enfrentamento ao Crack e Prevenção Social do Pacto pela Vida, que prevê a integração das ações e maior articulação com as demais áreas de atuação do programa. A proposta foi apresentada, nesta quinta-feira (19/03/2015), pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, durante reunião do Comitê Executivo do Pacto, realizada na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

No plano apresentado para o período 2016-2019, as duas câmaras setoriais, coordenadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), vão concentrar as ações em áreas e municípios prioritários, conforme dados estatísticos sobre a incidência de Crimes Violentos Intencionais Letais (CVLIs), além de comunidades atendidas por bases comunitárias de segurança (BCS). “Nossa ideia é reforçar o pilar da prevenção social junto às bases comunitárias”, explicou o secretário.

A iniciativa também inclui a integração de projetos de prevenção, atenção e reinserção social a usuários de crack e outras drogas por meio do programa ‘Corra para o Abraço’. A estratégia vai reforçar as ações de busca ativa e abordagem de rua, prevenção, redução de danos e tratamento, garantia de direitos de usuários e familiares e reinserção social, por meio de educação e acesso ao mercado de trabalho.

Quanto à prevenção social, o plano engloba a articulação de ações de promoção e proteção social, educação, saúde, esporte, lazer, qualificação profissional e inclusão produtiva nas comunidades. O coordenador do Pacto pela Vida, Cezar Lisboa, lista como exemplos do papel social do programa, os resultados obtidos com a presença dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) em todas as bases comunitárias da capital, além de outros projetos esportivos desenvolvidos junto às comunidades atendidas. “Temos diversas ações sociais em andamento e a ideia é trabalhar, de forma ainda mais integrada, para alcançar melhor esse jovem, que é o alvo preferencial da criminalidade”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107997 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]