Governador Rui Costa determina reforma e ampliação de hospital no subúrbio de Salvador

Governador Rui Costa visita ao Hospital João Batista Caribé, no subúrbio de Salvador.

Governador Rui Costa visita ao Hospital João Batista Caribé, no subúrbio de Salvador.

O Hospital João Batista Caribé, localizado no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, será reformado e ampliado. A decisão foi anunciada pelo governador Rui Costa em visita à unidade na manhã deste domingo (22/03/2015). Acompanhado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), ele vistoriou as instalações, conversou com profissionais da unidade e ouviu as demandas de pacientes, além de verificar as áreas destinadas à construção de novos setores. O objetivo é transformar o hospital em unidade de referência para o atendimento às mulheres.

“Nós vamos fazer uma completa reforma, reestruturação e ampliação do hospital, transformando aqui no Centro de Referência da Mulher. Vim acompanhado do secretário e do pessoal da Conder, os engenheiros e arquitetos, para ver as áreas, as possibilidades de ampliação, tanto no fundo como na lateral, e ver, inclusive, os projetos possíveis de reestruturação”, disse o governador.

Segundo Vilas-Boas, o hospital atenderá não apenas à população do Subúrbio de Salvador, como também de outros municípios: “A Região Metropolitana de Salvador estava bastante carente de um investimento na área materno-infantil e na área de atenção à mulher. O Governo do Estado, compreendendo esta limitação, tomou a decisão de fazer um grande investimento e transformar esta unidade no hospital de referência da mulher para esta região do estado. Aqui serão realizados investimentos na construção de uma UTI neonatal e de um berçario de alto risco, no aumento do número de leitos obstétricos, na construção de leitos cirúrgicos para atendimento de mulheres que vão ser submetidas a procedimentos de histerectomia, mastectomia e procedimentos ginecológicos. Enfim, que [o hospital] venha a permitir escoar esta demanda para o atendimento às doenças da mulher”.

De acordo com a diretora do João Batista Caribé, Zenilda Monteiro, a construção do Hospital do Subúrbio foi decisiva para a mudança do perfil da unidade – de emergência para atendimento materno-infantil, com foco na assistência prevista pela Rede Cegonha. “O [hospital] João Batista Caribé se manteve, por aproximadamente 36 anos, como unidade de emergência e, desde o ano passado, já vem com essa mudança de perfil. Com a construção do Hospital do Subúrbio, se percebeu que a urgência e a emergência estavam garantidas no Subúrbio, mas as mulheres não tinham uma assistência direta, em especial ao parto”, explica a diretora.

Criado em 1979, o hospital possui atualmente 62 leitos de internamento para cirurgia ginecológica, unidade neonatal intermediária, serviço social, e serviços laboratoriais para exames – de urina, sangue e testes de HIV e sífilis. A unidade também realiza parto, atendimento pós-aborto espontâneo, serviço de imagens (raio X e ultrassom) e planejamento familiar, incluindo ligadura de trompas.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]