Evento sobre mobilidade urbana apresenta pesquisa de ‘Origem e Destino Domiciliar da Região Metropolitana de Feira de Santana de 2014’

Viaduto interligando as BR’s 324 e 101. Pesquisa revela mobilidade na Região Metropolitana de Feira de Santana.
Viaduto interligando as BR’s 324 e 101. Pesquisa revela mobilidade na Região Metropolitana de Feira de Santana.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, promove, nesta segunda-feira (23/03/2015) às 18h30, uma apresentação sobre mobilidade urbana em Feira de Santana. O evento será realizado na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) e terá como palestrante o superintendente da Secretaria de Infraestrura (Seinfra), Antônio Peixoto Junior,que apresentará o resultado da Pesquisa Origem e Destino Domiciliar da Região Metropolitana de Feira de Santana de 2014.

Realizada por 300 pesquisadores, em 16 mil domicílios, no período de março a agosto de 2014, a pesquisa teve por objetivo fazer um levantamento de informações atualizadas sobre os deslocamentos realizados pela população em um dia útil típico. Os dados divulgados revelam, entre outras coisas, que apenas 13,9% da população feirense utiliza transporte coletivo (ônibus) para se locomover, enquanto 36,8% se locomovem a pé.

Zé Neto convida a população para a apresentação da pesquisa, pois acredita que se trata de uma ferramenta que vai possibilitar um conhecimento preciso das situações que dizem respeito ao ir e vir dos cidadãos de Feira e Região Metropolitana. “Esse trabalho realizado pelo governo do estado tendo à frente a Seinfra vai ser apresentado e entregue aos prefeitos da região, aos comerciantes, aos interessados e ficará a disposição de toda a população. Feira de Santana acaba de receber um importante instrumento para conhecer mais sobre seus problemas, ajudar nos diagnósticos e na busca para solução dos mesmos. É com esse sentido que encaminho o convite para que todos participem da apresentação da pesquisa”, disse o deputado.

A pesquisa vai servir de base para os estudos de planejamento de transporte, além de permitir a análise e projeção dos dados para cenários de horizontes futuros de projetos a serem executados na região. A coordenação das atividades da Pesquisa Origem e Destino 2014 foi feita pela Seinfra e executada pelo consórcio formando pela COMAP /SETEPLA.

A pesquisa foi realizada em quatro etapas: “Pesquisas Origem e Destino Domiciliar”, “Pesquisas de Linha de Contorno”,”Pesquisa de Linha de Travessia” e o “Desenvolvimento de Modelos de Transporte”. Além de Feira de Santana, foram pesquisados mais cinco municípios que fazem parte da Região Metropolitana: Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos e Tanquinho.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108620 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]