Embasa promove curso sobre educomunicação com representantes da comunidade em Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Aula sobre educomunicação com representantes da comunidade em Feira de Santana
Aula sobre educomunicação com representantes da comunidade em Feira de Santana
Aula sobre educomunicação com representantes da comunidade em Feira de Santana
Aula sobre educomunicação com representantes da comunidade em Feira de Santana

Está acontecendo desde ontem (25/03/2015) um mini-curso sobre Educomunicação em Feira de Santana, promovido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com a participação de 20 pessoas, entre lideranças comunitárias, membros de associações de bairros, agentes de saúde e professores. O mini-curso faz parte do componente social da obra de implantação do Centro de Reservação Norte, empreendimento que vai ampliar a oferta de água e melhorar a distribuição na área norte do município, com um investimento de R$ 48 milhões.

O objetivo do mini-curso é estimular e apoiar a qualificação de grupos sociais na utilização de técnicas e instrumentos de comunicação, visando contribuir no processo de aprendizagem sobre a situação ambiental do município. Ministrado pela jornalista Lineia Fernandes, a atividade está sendo realizada na Escola Municipal Antonio Gonçalves Dias, no Parque Ipê.  Entre os temas abordados estão os veículos de comunicação (TV, rádio, jornal, internet) como meios de expressão; os avanços dos meios de comunicação e tecnologia da informação; mediações tecnológicas no processo educativo, entre outros.

Leonardo Paz, morador do bairro Mangabeira e mobilizador de uma ONG ambientalista, está gostando da atividade. “É uma oportunidade de aprendermos novos conhecimentos, de saber como devemos nos aproximar e nos comunicar com outras pessoas. Vou levar este aprendizado e os novos amigos que fiz aqui para o meu dia a dia”, revela. Ele acredita que o trabalho de conscientização ambiental junto à comunidade deve ser ampliado. “Este trabalho nobre que a Embasa está promovendo devia ser levado para mais pessoas, para que todos possam ajudar a melhorar sua cidade”.

Atividades sociais – O trabalho técnico social é desenvolvido paralelamente às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, numa atuação integrada entre obra, comunidade e poder público.

São realizadas atividades como audiências e consultas públicas, formação da Comissão de Acompanhamento da Obra, encontros com as comunidades atendidas, curso para formação de educadores ambientais, palestras educativas, oficinas, entre outras. Esse processo tem importante papel na interlocução da Embasa com a sociedade civil e no fortalecimento da participação comunitária no projeto, fomentando o exercício do controle social, conforme previsto na Lei de Saneamento.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123186 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.