Cremação gratuita pode ser realizada através da Prefeitura de Salvador

Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Salvador.
Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Salvador.
Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Salvador.
Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Salvador.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), disponibiliza o serviço de cremação gratuita à população de Salvador. A ação foi determinada pelo o Ministério Público da Bahia em acordo com o cemitério Jardim da Saudade, que assinou em 2009 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual ficou definido que 30% das vagas para cremação sejam destinadas à população de baixa renda.

Os interessados devem comparecer ao Setor de Administração de Cemitérios com o atestado de óbito assinado por dois médicos e as cópias do RG e CPF do falecido e do responsável pela cremação. A pessoa assina uma declaração de pobreza e recebe a guia para fazer o procedimento no Jardim da Saudade.

A cremação gratuita é feita da mesma maneira que o serviço pago, incluindo a cerimônia de 30 minutos e em seguida as cinzas são entregues em uma urna ecológica. Mas o serviço não inclui velório. A cremação não é feita em casos de morte violenta, quando é necessária autorização judicial.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108736 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]