Cooperativa baiana vence etapa nacional do MPE Brasil

A Repescar tem como cooperados pescadores e marisqueiros de Vera Cruz e foi contemplada como Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social.

Presidente da cooperativa Fátima Paiva. A Repescar tem como cooperados pescadores e marisqueiros de Vera Cruz e foi contemplada como Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social.

Concorrendo com pequenos negócios de todo o país, a Cooperativa de Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz – Bahia (Repescar), venceu a etapa nacional do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, como Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira, (25/03/2015), em Brasília, e reconheceu as melhores práticas de gestão utilizadas nos pequenos negócios brasileiros.

A Repescar viabiliza alternativas para o incremento da renda de famílias que vivem da pesca artesanal. Trabalhando com pescados, mariscos e gelo, também busca promover a conservação ambiental e a produção pesqueira sustentável. A cooperativa tem um programa integrado de responsabilidade social, que trabalha com três eixos: o público interno (cooperados), meio ambiente e público externo. Uma das ações do programa é o projeto Cultivo de Ostras, desenvolvido com recursos do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e apoio do Projeto Viver do Mar II. Baseado na economia solidária, o trabalho envolve os cooperados nos processos e proporcionam aumento de renda para a comunidade desde 2012.

Emocionada, a presidente da cooperativa Fátima Paiva agradeceu aos cooperados e destacou a importância do MPE Brasil. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho de quase dez anos e nos dá mais motivação e renome junto ao nosso público”, disse Fátima.

Presente nos mercados de Salvador e da Ilha de Itaparica, a Repescar foi finalista da etapa estadual do Prêmio MPE em 2013 e 2014, nesta última edição vencendo como Destaque de Responsabilidade Social. “O prêmio reconhece a atuação realizada em conjunto dos cooperados com a equipe do Sebrae e parceiros. Cada vez mais, vemos o crescimento e desenvolvimento desse trabalho”, destacou a gestora estadual do MPE Brasil no Sebrae Bahia, Andrelina Mendes. Desde a participação no prêmio, a cooperativa busca a formalização de suas práticas, como o planejamento estratégico e a gestão administrativa e dos processos de controle, além de reforçar a atenção na satisfação dos clientes.

Foram premiados ainda pequenos negócios de todo o país nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação (TI), Saúde, Educação e Agronegócio, e Destaque de Inovação. Os vencedores nacionais vão participar de uma missão empresarial, por uma semana, em julho.

Em 2014, candidataram-se para avaliação mais 50,9 mil micro e pequenas empresas de todos os estados brasileiros, um número recorde de participantes. O evento é uma realização do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Gerdau, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

MPE Brasil 

Ao reconhecer empresários que investem para qualificar a gestão, o MPE Brasil é um grande incentivador da busca pela excelência nas micro e pequenas empresas de todo o país. O objetivo da iniciativa é contribuir para o aumento da produtividade e competitividade desse segmento de negócios.

A participação é gratuita. Para se inscrever é necessário atender a alguns critérios: receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões (conforme o estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte); ter completado pelo menos um ano fiscal, estar com registro atualizado no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal.

Cada empresa candidata preenche um detalhado questionário de autoavaliação, padronizado e baseado nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade. Ao final do processo, todas recebem um relatório de diagnóstico com sugestões de oportunidades de melhorias, que permite uma evolução da gestão e dos resultados das candidatas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Cooperativa baiana vence etapa nacional do MPE Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*