Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de março de 2015

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cristovão Carvalho, Jéssica Costa, Ingrid Larangeira e Marcos Araujo na balada.
Cristovão Carvalho, Jéssica Costa, Ingrid Larangeira e Marcos Araujo na balada.
Carlos Brito após o desfile da Filarmônica 25 de Março entregou o documento de ordem de serviço para restaurar a sua sede.
Carlos Brito após o desfile da Filarmônica 25 de Março entregou o documento de ordem de serviço para restaurar a sua sede.
Cristovão Carvalho, Jéssica Costa, Ingrid Larangeira e Marcos Araujo na balada.
Cristovão Carvalho, Jéssica Costa, Ingrid Larangeira e Marcos Araujo na balada.
O membro da Academia de Letras da Bahia escritor feirense Antônio Brasileiro.
O membro da Academia de Letras da Bahia escritor feirense Antônio Brasileiro.

Festa da 25 de Março

Comemorando seus 147 anos de existência, a Sociedade Filarmônica 25 de Março desfilou no início da noite de quarta-feira, 25, pelo centro de Feira de Santana, saindo da rua Conselheiro Franco em frente de sua sede, seguindo pelas praças da Bandeira e João Pedreira, avenida Senhor dos Passos, com parada em frente do Paço Municipal Maria Quitéria, passando pelo Asilo Nossa Senhora de Lourdes e chegando ao Ferro de Engomar. A marcha alegre se espalhou e deixou estupefato quem assistiu a banda passar. No percurso, a Filarmônica tocou o “Hino da Sociedade Filarmônica 25 de Março”, de João Manoel Dantas, e os dobrados “Coronel Pedra”, de João Souza, e “Antonio Carlos”, de Heráclito Guerreiro. Antes, o presidente da instituição Carlos Brito entregou ordem se serviço para o início da restauração da sua sede.

Gente

A Assembleia Legislativa da Bahia, dentro do projeto “Gente da Bahia”, convida para o lançamento da biografia da psicóloga e Miss Universo 1968 Martha Vasconcellos. O evento acontecerá no salão nobre do Palácio da Associação Comercial da Bahia, no Comércio, em Salvador, a partir das 17h30 do dia 9 de abril, quando a biografada e o autor, o jornalista Roberto Macêdo, estarão autografando o livro, que terá distribuição gratuita para os convidados. A obra é o 42º livro lançado pela AL-BA. São 698 páginas, com quase 400 fotografias – a grande maioria inédita. O livro traz todos os principais acontecimentos da vida da miss, desde o seu nascimento até os dias atuais. São 20 capítulos, com temas como a eleição de Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo, o recebimento apoteótico da rainha da beleza universal em Salvador com mais de 300 mil pessoas nas ruas (coisa nunca repetida na capital baiana, até hoje), as homenagens recebidas além de ter sido citada no samba enredo do Salgueiro, escola campeã do carnaval carioca de 1969), as viagens ao redor do mundo trabalhando como Miss Universo, os conflitos pela sobrecarga de trabalho, os casamentos, a vida de celebridade, o período de estudo de psicologia em Boston (EUA), os anos de trabalho com mulheres vítimas de violência doméstica e os prêmios de direitos humanos recebidos em terras norte-americanas, o retorno a Salvador e a vida de Martha hoje.

Festival de Musica

Estão abertas até o dia 12 de abril as inscrições para o Festival de Música Instrumental da Bahia, que chega à sua vigésima edição esse ano. A festa musical acontece de 14 a 17 de maio no Teatro Castro Alves. Criado nos anos 1980, o Festival de Música Instrumental da Bahia, um dos eventos mais aguardados da cena artística local, tem curadoria do maestro Zeca Freitas e do pianista e ator Fernando Marinho. Nesse período, o Festival já contou com a participação de Hermeto Pascoal, Sivuca, , Yamandú Costa, Armandinho, Spoke Frevo Orquestra, Bianca Gismonti, Hamilton de Holanda, Wagner Tiso, Cesar Camargo Mariano, entre outras feras. A realização é da Associação Instrumental da Bahia, com apoio financeiro do Fomento à Cultura/Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia. Produção da Mil Produções.

Iniciação cientifica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana realizou na terça-feira passada, cerimônia de premiação do XIX Seminário de Iniciação Científica , realizado em 2014. Foram contemplados estudantes de diversos cursos da graduação que apresentaram trabalhos em diferentes áreas do conhecimento. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Marluce Maria Araújo Assis, a premiação é o reconhecimento da qualidade da produção dos estudantes. Conforme explicou, os trabalhos são submetidos a uma comissão de julgamento externa, com critérios específicos por área. “Trata-se de uma forma de honrar o esforço de professores e estudantes”, avaliou a pró-reitora. O Semic é realizado na Uefs há mais de uma década. Nos últimos anos, ocorreu em paralelo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Dentre os objetivos está o debate de temas relacionados ao desenvolvimento social.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3154 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]