Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de março de 2015

Carlos Brito capitaneia dia 25 o Festival de Filarmônicas com a presença da Banda de Musica da 6ª.Região Militar.
Carlos Brito capitaneia dia 25 o Festival de Filarmônicas com a presença da Banda de Musica da 6ª.Região Militar.
Hoje a 18a. Feijoada NoiteDia, sob o comando do Zé Coió.
Hoje a 18a. Feijoada NoiteDia, sob o comando do Zé Coió.
Carlos Brito capitaneia dia 25 o Festival  de Filarmônicas com a presença da Banda de Musica da 6ª.Região Militar.
Carlos Brito capitaneia dia 25 o Festival de Filarmônicas com a presença da Banda de Musica da 6ª.Região Militar.
A presidente da Academia de Educação professora Anaci Paim esteve em Mata de São João à frente de acadêmicos para conhecer o Panorama da Educação.
A presidente da Academia de Educação professora Anaci Paim esteve em Mata de São João à frente de acadêmicos para conhecer o Panorama da Educação.

Na mesma moeda…

A aprovação das contas do ex-prefeito Tarcizio Pimenta pela Câmara Municipal de Feira de Santana, após serem rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município, representou uma resposta contra ao que se denominou como um posicionamento politico dos conselheiros do TCM na época. Aí, o que se comenta é que os vereadores pagaram na mesma moeda e com apoio do prefeito Jose Ronaldo de Carvalho(DEM) e do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Zé Neto. Não tenho conhecimento que um fato desta natureza tenha sido registrado na administração publica na Bahia.

Hoje, a 18a.Feijoada NoiteDia

Neste sábado, ao meio dia, na Mansão 888, capitaneada pelo cronista da cidade Zé Coió e sob a coordenação de Carla Ongarato, acontecerá a 18ª.Feijoada NoiteDia, que terá como atrações Neto LX, Galeguinho SPA, Diogo Dourado, Samba de Boate e DJ Gandola. O entra e sai vai ser mega para a festa de abertura da micareta feirense.

Nestlé e a agua

A Nestlé, líder global no processamento de leite, realiza em suas fábricas de produtos lácteos a extração da água do leite para reutilizá-la em suas operações. O processo acontece em 11 fábricas de produtos lácteos da companhia no Brasil; e somente na planta de lácteos localizada em Itabuna, no estado da Bahia, o montante de água economizado é de 53 milhões de litros por ano. Este montante somados às outras fábricas, economiza aproximadamente 1 bilhão de litros de água subterrânea por ano, o que representa 28% da água utilizada nas unidades exclusivamente dedicadas aos produtos lácteos e 7% do total utilizado em todas as 31 fábricas da empresa no país. O leite cru é constituído de cerca de 80% de água e o restante são matérias orgânicas, grande parte dessa água é removida ao longo da fabricação de produtos, como leite em pó ou creme de leite, por exemplo. Durante o processo, o leite é aquecido até seu ponto de ebulição e esta água é evaporada por meio de um trocador de calor, e um separador segrega o vapor do líquido em ebulição, condensando-o. Em Feira tem uma unidade Nestlé no Centro Industrial do Subaé.

Visita

Por iniciativa do acadêmico Joselito Amorim, a Academia de Educação de Feira de Santana visitou o município de Mata de São João, onde, teve a oportunidade de conhecer, in loco, o Panorama da Educação daquele Município, além de visitar a Escola Municipal Áureo de Oliveira Filho e outras unidades escolares. À frente da Academia estiveram a sua presidente Anaci Bispo Paim, vice Geraldo Leite e pelos acadêmicos Edivaldo Machado Boaventura, Elza Santos Silva, Maria Cristina Oliveira de Menezes, Joselito Falcão de Amorim e Astor Pessoa. A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal Marcelo Oliveira, do Presidente da Câmara Municipal, diversos Vereadores, dirigentes escolares e representantes da comunidade local. Na oportunidade, o Prefeito apresentou uma versão panorâmica da Educação Municipal, destacando aspectos relevantes do projeto, resultados obtidos e investimentos realizados.

Festival de Filarmônicas

Na próxima quarta-feira e quinta-feira ocorrerá a quarta edição do Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense.As filarmônicas participantes se apresentarão nos dois dias do evento, às 20 horas, no Teatro Frei Félix de Pacatuba, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão. Participarão na primeira noite a Banda da 6ª Região Militar, às 20 horas; a Escola de Música Maestro Estevam Moura, às 21 horas; e a secular Sociedade Filarmônica 25 de Março, às 21h30.

Na segunda noite, apresentações da Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense, presente nas três edições anteriores, às 20 horas, e da Filarmônica Minerva Cachoeirana.
A Escola de Música Maestro Estevam Moura é mantida pela Sociedade Filarmônica 25 de Março, atendendo mais de 20 alunos, com idades entre oito e 14 anos, do bairro Baraúnas e adjacências.O professor Antonio Carlos Batista Neves Júnior, o Tony Neves, feirense e integrante da Filarmônica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), é o e responsável pela formação de músicos na Escola de Música Estevão Moura. Ele também é regente da Sociedade Filarmônica 25 de Março.A instituição faz homenagem ao músico Estevam Pedreira de Moura, que sonhava em fundar uma escola de música em Feira de Santana. A iniciativa objetiva a revitalização da secular Filarmônica, patrimônio cultural de inestimável valor para Feira de Santana. (Com informes do Blog Demais).

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]