Amélia Rodrigues: Auditores-Fiscais do Trabalho apuram denúncias de irregularidades na usina Unial

Sede da União Industrial Açucareira (Unial), em Amélia Rodrigues.
Sede da União Industrial Açucareira (Unial), em Amélia Rodrigues.

Equipe de Auditores-Fiscais do Trabalho das Gerências de Camaçari e Feira de Santana estiveram, na última segunda-feira (09/03/2015), na sede da UNIAL (UNIÃO INDUSTRIAL AÇUCAREIRA LTDA), situada no Km 567 da BR 324, em Amélia Rodrigues – BA, a fim de apurar denúncias pelos trabalhadores, através da imprensa, referentes às irregularidades atinentes ao cumprimento da legislação trabalhista, especialmente, quanto aos cálculos remuneratórios praticados pelo empregador e às condições de alojamento e de trabalho nas frentes de serviço. Além dos Auditores Fiscais, a ação foi acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho e Agentes da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com as inspeções realizadas nos locais e após entrevistas com os trabalhadores, os Auditores Fiscais constataram diversas infrações. Constatou-se, por exemplo, o não fornecimento de roupa de cama adequada nos alojamentos, ambientes sujos, combinado com armazenamento impróprio de carnes e outros alimentos perecíveis, inexistência de instalações sanitárias e fornecimento inadequado de fardamento, equipamentos de proteção individual e condições de conforto para as refeições.

Além disso, por importarem em situações de grave e iminente risco à saúde e segurança dos trabalhadores, foram lavrados termos de interdição de dois ônibus de transportes que não dispunham de cinto de segurança e caixa para guarda de ferramentas, um trator que oferecia riscos ergonômicos e de acidente e um posto elevado de observação de lavoura que não atendia às exigências para o trabalho em altura.

Segundo os Auditores Fiscais, a ação fiscal terá continuidade na Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Feira de Santana a fim de proceder às análises de documentos relacionados à legislação trabalhista e à Segurança e Saúde dos trabalhadores.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112779 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]