ALBA: deputado defende criação de legislação para regular o uso de veículos que servem refeição

Sandro Régis encaminha projeto para regulamentar food trucks na Bahia.
Sandro Régis encaminha projeto para regulamentar food trucks na Bahia.
Sandro Régis encaminha projeto para regulamentar food trucks na Bahia.
Sandro Régis encaminha projeto para regulamentar food trucks na Bahia.

Além do Projeto de Lei que já tramita na Câmara de Vereadores para regulamentar o setor em Salvador, uma proposta de âmbito estadual também foi protocolada na Assembleia Legislativa pelo deputado Sandro Régis (DEM), líder da oposição na Casa. Entre as justificativas do projeto, o parlamentar aponta o estímulo ao empreendedorismo, à geração de novos empregos e também a criação de alternativas acessíveis aos consumidores, tanto do ponto de vista da praticidade como de preço.

O comércio de alimentos em vias públicas não é nova no Brasil. Carrinhos de pipoca, de cachorro quente e outras guloseimas sempre circularam pelas ruas, embora informalmente. Entretanto, a modalidade food trucks, bastante difundida em países como os EUA, começou mesmo a fazer sucesso e a se expandir no Brasil a partir de 2003. Bem ao estilo americano,  os food trucks são verdadeiras cozinhas móveis, adaptadas em trailers e outros veículos do gênero, oferecendo alternativas de refeição de qualidade – em alguns casos até elaboradas em estilo gourmet – , com a vantagem do preço bem atrativo. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre já regulamentaram ou estão em processo de regulamentação do negócio, que por sinal atrai cada vez mais empreendedores e usuários. Sandro Régis ponderou sobre a necessidade de se regulamentar a comida de rua, dando maior segurança aos consumidores, principalmente na questão da higienização e acondicionamentos dos alimentos.Ele aponta ainda a contribuição que o negócio pode trazer para o aumento da arrecadação municipal e estadual, além do melhor uso do espaço público.

Entusiasmados com a possibilidade regulamentação do setor, os representantes da Associação de Foods Trucks e Comidas de Rua da Bahia (Food na Rua), Gabriel Lobo de Souza, presidente da entidade e Alessandra Hattori, vice-presidente, fizeram questão de cumprimentar o deputado Sandro Régis pelo projeto.  “Não somos concorrentes de bares e restaurantes, ao contrário, somos reforço e alternativa em locais pouco servidos”, disseram. Eles informaram que pesquisas recentes indicam que 65% da população brasileira come fora de casa, sendo que desse total, metade pertence à classe C. “São pessoas buscando, preço, qualidade e rapidez”, frisaram.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112763 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]