A Petrobrás e o avanço tecnológico brasileiro

Canteiro da Petrobrás em São Roque-BA FOTO: Apeixoto Canteiro da Petrobras em São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. (Foto: Alberto Peixoto)
Canteiro da Petrobrás em São Roque-BA FOTO: Apeixoto
Canteiro da Petrobras em São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. (Foto: Alberto Peixoto)

Os avanços tecnológicos trazidos pelas pesquisas da Petrobrás agregaram valores incomensuráveis à tecnologia de ponta brasileira, principalmente no que diz respeito à engenharia naval e civil; engenharia de produção e ambiental, como nas múltiplas empresas de prestação de serviços e entre diversos outros segmentos.

A tecnologia científica desenvolvida pela maior produtora de barris de petróleo e gás natural do mundo, a Petrobrás, mesmo atravessando uma enorme crise criada com fins mórbidos, o de desestabilizá-la para ser privatizada, como é o desejo da oposição ao governo Dilma, não é nada trivial. É uma tecnologia desenvolvida para superar desafios, tornando seu produto cada vez mais sustentável, através de esforços significativos, o que não falta aos seus funcionários.

No Rio de Janeiro, a organização possui um centro de pesquisa aplicada mais importante do mundo, onde é desenvolvido um moderno modelo de parceria tecnológica com universidades e institutos de pesquisas através de redes associadas, que propicia formação de laboratórios de última geração, capacitação de pesquisadores e elaboração de projetos que darão suporte para um crescimento de uma produção mais otimizada.

Todo este crescimento obtido nestes últimos anos foi fundamental na descoberta do pré-sal e na prospecção de petróleo em águas profundas, acontecimento considerado o mais importante da última década. Esta tecnologia só a Petrobras detém e está contribuindo para as diversas quebras de recordes em produção de barris no mundo, gerando oportunidades de empregos e desenvolvimento da indústria nacional. A Petrobrás é sinônimo de progresso; é tecnologia de ponta superando desafios. Não vamos entregar nosso maior patrimônio aos estrangeiros. A Petrobrás é fundamental para o crescimento da economia nacional.

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: reyapeixoto@yahoo.com.br. Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.