Walter Pinheiro destaca pautas prioritárias para a nova legislatura no Senado

Senador Walter Pinheiro defende reformas como pauta prioritária da nova legislatura.
Senador Walter Pinheiro defende reformas como pauta prioritária da nova legislatura.
Senador Walter Pinheiro defende reformas como pauta prioritária da nova legislatura.
Senador Walter Pinheiro defende reformas como pauta prioritária da nova legislatura.

Após a sessão da posse dos 27 senadores eleitos em outubro, neste domingo (01/02/2015), o senador Walter Pinheiro (PT/BA) destacou as pautas que considera como prioritárias do Congresso Nacional para os parlamentares trabalharem na 55ª Legislatura (2015-2019), que teve início hoje (01). Segundo Pinheiro, pelo menos cinco pontos prioritários devem ser foco dos congressistas, em conjunto com o governo da presidenta Dilma Rousseff.

O primeiro é a economia, disse: “É necessário criar um diálogo com a área econômica e avançar  com o pacto federativo, com incentivos para a indústria e com posições muito claras em relação a cortes, custeio e investimentos”, ressaltou.

Já na educação, Pinheiro destacou a prioridade definida pela presidente Dilma. “É preciso agora traduzir a ‘Pátria Educadora’ em ações dentro do Congresso”, apontou. Outro destaque para Pinheiro é eleger com o Executivo as ações que o Legislativo pode contribuir na área da Saúde, “como o fortalecimento da rede de atendimento para garantir na ponta a execução do programa Mais Médicos, seja com a destinação de mais recursos ou ainda a capacitação dos profissionais”, lembrou.

Na segurança pública, ele acredita que é necessário definir como será patrocinado o diálogo com os Estados, dentro do cenário da União absorver uma responsabilidade que hoje é dos Estados. “Como foi sinalizado pela presidenta Dilma, o governo federal pretende ampliar o combate ao crime e à violência em parceria com os demais entes federativos, fortalecendo a segurança pública. A partir daí, o Congresso Nacional também precisa dar sua contribuição, criando as condições para que isto aconteça”, destacou.

O quinto ponto é a reforma política. “É preciso trabalhar uma proposta que acabe com a reeleição e tente moralizar o financiamento das campanhas, ressaltou. A 55ª Legislatura (2015-2019) refere-se ao período de quatro anos ao fim do qual a Casa é renovada. No caso do Senado, renovam-se, alternadamente, um terço (27) e dois terços (54) dos mandatos.

Após a posse, aconteceu  a eleição para a presidência da Mesa do Senado, com a eleição do senador  Renan Calheiros (PMDB-AL). Na segunda-feira (2), ocorrerá, no Plenário da Câmara dos Deputados, a abertura solene do ano legislativo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108879 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]