Turbante faz a cabeça de baianos e turistas neste verão

Turistas aderem ao uso do turbante.Turistas aderem ao uso do turbante.
Turistas aderem ao uso do turbante.

Turistas aderem ao uso do turbante.

“Cabelo raspadinho, estilo Ronaldinho. Cabelo pintado ou V-O. Cabelo embaraçado, encaracolado, rastafári, rock’n roll”. O refrão da música, que se eternizou na voz do cantor e compositor Bell Marques, traduz os vários estilos de cabelo que encontramos, ao passear pelas ruas de Salvador. Todavia, neste verão, o turbante tem feito a cabeça de baianos e turistas. Com suas estampas étnicas, o adereço caiu no gosto popular e, cada vez mais, vem conquistando novos adeptos.

Quem deseja pular o Carnaval de Salvador, de visual novo, na moda, e ainda fazer bonito, deve apostar nessa indumentária secular que, além de adornar a cabeça, carrega uma grande carga histórica para povos de países como Índia, Paquistão, Afeganistão, e principalmente os da África.

O turbante ou torço consiste em uma tira de pano que é enrolada sobre a cabeça. Pode ser amarrado de várias formas e usado por homens e mulheres. Além disso, o Ojá, como é chamado pelos adeptos das religiões de matriz africana, é usado como forma de proteção para reter a energia do orixá e manter o equilíbrio entre o corpo e o espírito. Segundo a pesquisadora e designer, Thaís Muniz, em alguns países da África, a exemplo do Senegal, o turbante faz parte da moda cotidiana.

De passagem pelo Pelourinho para conhecer os atrativos turísticos da região, as norte-americanas, da Filadélfia, Solana Yemaya Hoffmann-Carter e Ella Cuda experimentaram a última moda da Bahia e ficaram encantadas com os modelos criados pela designer.

Outras tendências – Já o arco de flores feitas de pano e amarrado em fitas de seda em formato de coroa ou passadeira, é outro acessório bastante utilizado pelas adolescentes. Mais comum nas cidades litorâneas da Bahia, o arco dá um ar sofisticado a quem o usa. Mais opções para enfeitar as madeixas neste verão são a utilização de apliques, para alongar os cabelos, e as tradicionais tranças que embelezam e dão charme às garotas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]