Salvador: tradicional Lavagem de Itapuã completa 110 anos

Lavagem de Itapuã completa 110 anos.Lavagem de Itapuã completa 110 anos.
Lavagem de Itapuã completa 110 anos.
Lavagem de Itapuã completa 110 anos.Lavagem de Itapuã completa 110 anos.
Lavagem de Itapuã completa 110 anos.

A partir das duas da manhã desta quinta-feira (05/02/2015) será dada a largada para uma das mais tradicionais festas populares de Salvador, a Lavagem de Itapuã, que este ano completa 110 anos. O Bando Anunciador percorre as ruas dos bairros convocando os moradores para assistir a queima de fogos que acontece às 5h para celebrar o início das comemorações com um café da manhã servido pela própria comunidade.

A partir das 10h, aproximadamente 250 baianas e 26 entidades culturais de Itapuã e adjacências saem da Avenida Otávio Mangabeira, no Coqueiral de Piatã, seguindo até a praça da igreja Dorival Caymmi, onde acontece a lavagem das escadarias e se dá a festa profana com barracas, blocos de chão e fanfarras.
Para a realização do evento, a Prefeitura do Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), ofereceu toda a infraestrutura para atender a população, com ordenamento de trânsito e de ambulantes, iluminação, banheiros públicos, além de um reforço médico nas unidades do 7º Centro de Saúde José Mariane e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, que funcionarão normalmente.
A Lavagem de Itapuã é uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e Iemanjá. A tradição foi iniciada pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu, e hoje é mantida por seus filhos e netos. Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e lúdica.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]