

O Clube do Ragga, festa que esquenta as pistas de dança de Salvador há quase dois anos, ganha reforço de peso na edição do dia 7 de fevereiro de 2015 do evento que celebra a música jamaicana, a partir das 23h. Os mestres de cerimônia Fall Clássico e Fayakayano, junto ao Dj residente do projeto Gabodub e o mestre das pick-ups DudooCaribe, vão comandar a noite e receber o Mc Priguissa, diretamente do Rio Grande do Norte e o Drôpe Ejc, do Rio de Janeiro, para mais uma apresentação que promete levar ainda mais raggamuffin para a pista da Idearium (antigo Sunshine). No dia, o grupo de rap soteropolitano US 3 fará um pocket show.
O CDR Style, sigla do projeto idealizado por Fall Clássico, acontece originalmente com os Mc’s, Dj’s, Ras Elias (trompete) e Mama Soares (percussão). Sendo assim, o baile – que costuma lotar as casas de show por onde passa – se transforma em uma comunhão de gêneros africanos, jamaicanos e baianos. “O nosso ragga dialoga muito com o som da percussão que encontramos no pagode, samba reggae, samba, músicas afro. No nosso trabalho temos o riddim, que é o instrumental jamaicano, tocado pelo selecta e ainda a percussão da Bahia feita por Mama, do Coletivo Di Tambor”, explica Fall.
Os ingressos podem ser comprados na bilheteria da Idearium no dia do evento, por R$ 10. As primeiras 100 pessoas pagam R$ 5.
O clube
O Clube do Ragga colabora com a organização, divulgação e fortalecimento de artistas, profissionais, agentes da Cultura Sound System e do movimento Raggamuffin, ressaltando a importância dos Mestres de Cerimônia na condução, construção e efetivação de um projeto que se requer transformativo e de interferência social na cidade de Salvador e no Brasil. Ao enfatizar o flow, as rimas e a palavra falada, permite possibilidades de encontros, contatos, posicionamentos, vibes e intenções sonoras e dançantes.
Articulando diálogos com muitas vertentes rítmicas, preferindo as aproximações musicais aos distanciamentos, os MC’s residentes Fall Clássico e Fayakayano encarregam-se de agenciar o microfone, traduzindo na contemporaneidade a tradição jamaicana do Freestyle rítmico, manipulando as bases através de versos já escritos ou improvisados. Formados pelos MCs Fall Clássico, Fayakayano e o Dj GaboDub ,o Clube permite a circulação de informações sonoras e de histórias de vida.
Para cada encontro DJ’s, Músicos e MC’s serão convidados a integrar o processo de compartilhamento da Cultura Sound System. Articulando diálogos com muitas vertentes rítmicas, preferindo as aproximações musicais aos distanciamentos, os MC’s residentes Fall Clássico e Fayakayano encarregam-se de agenciar o microfone, traduzindo na contemporaneidade a tradição jamaicana do Freestyle rítmico, manipulando as bases através de versos já escritos ou improvisados. O Clube permite a circulação de informações sonoras e de histórias de vida. Para cada encontro DJ’s, Músicos e MC’s serão convidados a integrar o processo de compartilhamento da Cultura Sound System.