Salvador – Carnaval 2015: Filhos de Gandhy e Daniela Mercury abraçam a Campanha da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia

Campanha da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia movimenta carnaval de Salvador.

Campanha da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia movimenta carnaval de Salvador.

O primeiro dia de desfile do maior Afoxé do mundo, os Filhos de Gandhy, teve um toque especial. Ontem (15/02/2015), o bloco abraçou a Campanha de enfrentamento à violência contra a mulher do Carnaval 2015, realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), e misturou o tradicional branco da paz à cor lilás, símbolo do feminismo.

A Secretária e a Chefe de Gabinete da SPM-BA, Olívia Santana e Karla Ramos, respectivamente, marcaram presença no desfile. O jingle da campanha, que tem como slogan “Vá na moral ou vai se dar mal. Violência contra a mulher é crime”, foi reproduzido no trio, e materiais de divulgação foram distribuídos para os associados.

O Presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Francisco Lima, fez um pronunciamento para afirmar seu apoio à Campanha e convocar os associados a fortalecerem essa luta: “Peço aos associados e foliões da maior festa de rua do planeta que abracem a Campanha de enfrentamento à violência contra mulher no Carnaval. Beijem, abracem, mas, com consentimento das mulheres. Ajayô!”.

A Secretária Olívia Santana aproveitou a oportunidade para agradecer em público o apoio do Afoxé, e deixou uma mensagem para os associados, dando conselhos e convidando-os a abraçar a causa: “Podem paquerar, distribuir colares, mas, respeitando as mulheres. Ergam essa bandeira conosco!”.

Daniela Mercury 

A Campanha também teve outro importante momento de destaque na noite de domingo do Carnaval baiano. Dessa vez, foi a cantora Daniela Mercury, que protagonizou no Circuito Dodô (Barra), uma performance integrando música, dança, teatro e protestos, incluindo o tema da Campanha de enfrentamento à violência contra a mulher da SPM-BA.

Em cima do trio, a cantora apresentava músicas clássicas de mulheres engajadas com o feminismo, como Rita Lee, e seus dançarinos encenavam protestos, realizando passos de dança e carregando placas, com os seguintes dizeres: “Toda mulher que se impõe nos liberta”, frase da música de trabalho de Daniela neste Carnaval, e “Vá na moral ou vai se dar mal”, tema da Campanha da Secretaria.

Essa apresentação foi mais uma demonstração de apoio da Rainha Daniela, que desde o início da Campanha, tem apoiado e se disponibilizado a fortalecer o movimento, não apenas na maior festa de rua do planeta, mas, como uma luta permanente. Daniela é Embaixadora da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), tendo sido escolhida em 1995, pela sua atuação na luta em defesa dos direitos da criança, do adolescente e da mulher.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]