Rio de Janeiro – Carnaval 2015: Beija-Flor é grande campeã com enredo sobre a Guiné Equatorial

Cláudia Raia no desfile da Beija-flor, durante o carnaval de 2015, no Rio de Janeiro.
Cláudia Raia no desfile da Beija-flor, durante o carnaval de 2015, no Rio de Janeiro.
Beija-Flor é grande campeã do carnaval de 2015.
Beija-Flor é grande campeã do carnaval de 2015.

Com o enredo “Um Griô Conta a História: um Olhar sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade”, a Beija-Flor é a grande campeã do carnaval do Rio em uma disputa ponto a ponto com o Salgueiro, conseguindo somar 269,9 pontos.

A escola de samba de Nilópolis, na Baixada Fluminense, foi a terceira a desfilar no Sambódromo, já na madrugada de terça-feira (17/02/2015). A Beija-Flor esbanjou sua tradicional riqueza de detalhes em um desfile sobre a Guiné Equatorial, lançando um olhar mais específico sobre a África.

Uma série de símbolos da cultura do país africano foi mostrada na Marquês de Sapucaí, como os griôs, anciãos da África Ocidental que tinham a responsabilidade de estudar e reproduzir os saberes do povo. A colonização europeia e a escravidão foram outros temas abordados pela escola, que encerrou o desfile destacando os laços culturais entre a Guiné Equatorial e o Brasil.

O diretor de Carnaval da escola, Laíla, ficou muito emocionado quanto a nota no quesito Evolução, que confirmou o campeonato, foi lida e caiu de joelhos na Praça da Apoteose, agradecendo à comunidade da Baixada Fluminense pela vitória. “Obrigado a minha bateria, obrigado meu povo. Eu amo o carnaval e amo o que faço”, disse, chorando.

*Com informações da Agência Brasil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108162 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]