Revelações do SwissLeaks são a “ponta do iceberg”, diz Falciani

Hervé Falciani garante que os jornalistas só tiveram acesso à "ponta do iceberg".

Hervé Falciani garante que os jornalistas só tiveram acesso à “ponta do iceberg”.

O especialista em informática franco-italiano Hervé Falciani, que esteve na origem das revelações do escândalo de evasão fiscal na filial suíça do HSBC, garante que os jornalistas só tiveram acesso à “ponta do iceberg”.

Alvo de um mandado de captura internacional, lançado pela Suíça por violações de segredo bancário, Falciani destacou que os jornalistas tiveram acesso apenas a “uma parte” das informações que transmitiu ao Estado francês. “A administração fiscal ficou com muito mais”, acrescentou.

Questionado sobre os 106 mil clientes particulares que o jornal Le Monde diz terem sido detectados, Falciani afirmou que “há ainda mais do que aquilo que os jornalistas têm”. “Milhões de transações [entre bancos] foram igualmente citadas nos documentos que transmiti. Os números dão uma ideia do que pode ser a ponta do iceberg.”

Falciani obteve documentos do seu antigo empregador, o HSBC, que permitiram a um consórcio internacional de jornalistas, liderado pelo Le Monde, expor um imenso sistema de evasão fiscal europeu.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia +

SwissLeaks: como o HSBC ‘ajudou’ milionários a sonegar impostos

Revelações do SwissLeaks são a “ponta do iceberg”, diz Falciani

SwissLeaks: saiba como contas secretas permitem sonegação de bilhões na Suíça

SwissLeaks: Receita Federal está de olho em correntistas brasileiros do HSBC na Suíça

HSBC pede desculpas em jornais britânicos por causa do SwissLeaks

SwissLeaks: as cinco estratégias favoritas dos ricos para sonegar impostos

SwissLeaks: HSBC manteve contas secretas de 8 mil brasileiros na Suíça, e mais de mais de 100 mil contas de clientes de outros países

Investigação do SwissLeaks revela esquemas de evasão fiscal no banco HSBC

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]